" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

LIVRES REFÉNS


Câmeras, cercas elétricas, alarmes e muros altos. O carro pára no sinal e os vidros escuros não se abrem. Vivemos reféns da violência que já usurpa o direito de liberdade provocando a "Síndrome do Pânico Social".

O desenvolvimento das cidades, o inchaço populacional, as desigualdades sociais e a ineficiência educacional são apenas alguns dos fatores que corroboram para esse contínuo aumento da violência. A marginalização funciona como um mecanismo que leva o jovem sem perspectivas ao mundo do crime. É este o único espaço da sociedade em que ele e muitos encontram saída: no crime.

Não é possível erradicar a violência, contudo como na maioria dos problemas dessa espécie, pode-se minimizar e controlar sua progressão.

Existem dois fatores, que não são os únicos, para viabilizar esse controle. Em ambos é preciso ocorrer mudanças em sistemas vigentes que não funcionam. O primeiro é a educação, mudar o sistema de ensino público, marcado pela baixa frequência escolar e pela formação de jovens sem projetos futuros. A partir do momento em que se investir na escola "completa", a qual libera o jovem de 21 anos já formado tecnicamente e apto para trabalhar, veremos a diminuição de menores infratores nos presídios.

O outro fator é referente ao sistema penitenciário do país. Um sistema sem funcionalidade que ao invés de garantir a recuperação do indivíduo já embebido pela violência, acaba por o alienar ainda mais. A ressocialização não acontece e a cadeia virou colônia de férias de bandido. Assim, a violência garante seu ciclo, o que seria diferente caso houvesse durante o período de reclusão projetos de formação e disciplinário dos presos. A preocupação por inserir esse indivíduo na sociedade, dando-lhe oportunidade é de grande pertinência.

Fala-se muito no investimento em segurança pública, conquanto não há nada mais inoperante. Cidadãos comuns e livres continuam presos dentro de suas residências e pagando um alto valor por isso. A segurança não basta, quanto mais forte ela fica, mais avança a violência.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

SÓ SEI QUE NADA SEI


É mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha e um rico entrar no reino dos céus do que escolher a profissão certa. É como explicar física quântica para seu irmão de 3 anos ou passar duas pessoas lado a lado na roleta da lotação. A vida tem seus impossíveis, sei o que digo. Assim como muitos jovens tenho uma escolha a fazer e um vestibular pela frente.

Escolher não é fácil, aliás poucos executam sem sofrimentos. Optar pelo preto ou pelo branco, liso ou cacheado, chocolate branco ou preto, o certo ou o errado, engenharia ou medicina?... já dizia o personagem, "É broca, meu!". O interessante é que a dor de escolher faz parte de nós. E a insegurança também. Mas assim seguimos. Qual será mesmo a próxima escolha? Lembro-me de um texto de Stephen Kanitz que propõe aos jovens escolher a carreira da mesma forma como se escolhe o cônjuge. Analogia plausível, contudo a segunda escolha é bem menos dolorosa para os jovens.

Já dizia Fernando Pessoa em Apontamento: "... o que eu era um vazo vazio?... um caco..."; um caco e algumas dúvidas, é esta a sensação de quem tem que escolher, cacos perdidos e sem identidade. Cacos que apesar de terem a consciência de si mesmos, não têm a de um conjunto. Conhecemos a física e a matemática e desconhecemos a nossa obra. A única perspectiva de futuro é o dia de amanhã.

É verdade que uma fórmula mágica para escolher o certo não existe, todavia recorrer ao chamado "uni duni tê" não é nada seguro. Portanto, na dúvida é melhor não escolher e filosofar um pouco com Séneca: "Nenhum vento sopra à favor daqueles que não sabem para onde ir".

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

ASSIM NÃO DÁ


O texto abaixo é uma crônica. Ele é de minha autoria mas a situação nela apresentada não aconteceu de verdade, foi mera ficção. É bem engraçado.


ASSIM NÃO DÁ


Enquanto minha vez não chegava na fila do algodão doce ouvi alguém gritar pelo meu nome. Podia ser a Gabi, mas ela estava na montanha russa e a voz era grossa demais e aproximava-se de mim. - Priscila, Priscila... - era o que eu ouvia.

Nem dei importância, sou insubstituível, mas meu nome não é unânime. A fila era insuportável, vários pirralhos disputando um lugar. O fato é que chegava cada vez mais perto aquela voz. Foi quando de repente avistei um "deus grego" daqueles de tirar o fôlego correndo em minha direção.

Olhei em volta e não percebi nada, era mesmo comigo, não tinha dúvida. Forte, moreno, alto, um Rodrigo Santoro para resumir. Arrisquei uns olhares. Era ele, não tinha dúvidas. O homem da minha vida correndo ao meu encontro num parque de diversões. E olha que eu nem queria ir ao parque com a Gabi. Não me importei com nada, nem como ele sabia que eu me chamava Priscila.

Naquele momento sublime senti que algo lambia meus pés. Era um cachorrinho. Contudo eu estava tão envolvida com o clima que nem me lembrei da caninofobia. E isso era até bom. Meus olhares eram só dele. Arrumei o cabelo com dedos. Ele chegava perto. Aproximando-se disse:

-Priscila, meu amor, onde estava? Procurei em todo o parque. Mais uma vez fugindo de mim. Sabe que eu não posso te perder, meu anjo!

Não entendi nada. Eu? Fugindo daquela escultura de homem? Jamais até porque o mercado está em falta, hein?

-Como assim fugindo? Deixei escapar meio desentendida.

-Vamos, Priscila.

Foi o que ele disse quando percebi com quem ele falava de verdade. Segurando nos seus braços a cachorrinha poodle que me lambia, ele falou:

-Desculpe aí moça. É que ela é muito fujona. Tchau!

-E eu uma idiota. Pensei calada.

Fique paralisada. Acho que mais parecia uma arco-íris de vergonha. Que micão! Meu nome numa cadela. Trocada por uma poodle. Francamente! Concorrência desleal. Assim não dá poxa!

Juro que ainda troco de nome.



segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A VIROSE É INVENTAR


É impossível encontrar alguém que nunca tenha inventado uma desculpa na vida. Pode procurar em todos os lugares, se encontrar por favor me informe. Olha, sem desculpas, hein? Certamente essa pessoa ainda não nasceu.

Se verificar, é claro, caso você observe assim como eu, verá como a desculpa é inerente a todos. Assim como o vírus, ela está prestes a nos atacar de surpresa e contaminar nosso corpo mortal. É nessa hora que os anticorpos da imaginação entram em ação, na chamada "gripe da invenção" ou "gripe da enrolação"...

Os primeiros sintomas começam na escola quando o "Totó" rasga a lição de casa, ou quando tem um mega show e a entrega do boletim é adiada propositalmente. Normal. O que falar então da festinha de aniversário e do clássico - Depois trago o presente - ninguém merece, e das dores de cabeça depois dos 30 anos de casados ( bem que eu exagerei, os casamentos hoje duram muito menos do que isso, infelizmente). Se for mulher a desculpa tem três letras: TPM, e vários sintomas, e que sintomas... ( TPM - tudo para matar alguém hoje). Brincadeirinha!!! Agora se for homem, a desculpa é digamos cafajeste, e por que não dizer indecorosa? Afinal ninguém merece escutar - A carne é fraca - , perdoe -me os homens isso não foi uma generalização.

Ah, já ia me esquecendo, o que dizer da virose término de relacionamento? Aquela famosa - Você merece alguém melhor -, até que dá para concordar, depois dessa desculpa merece mesmo, realmente! Essa já entrou para o Guiness Book como uma das piores já inventada.

Enfim, não tem como escapar um dia com certeza essa gripe lhe pega desprevinido. Olha só tome cuidado com o que se inventa. Afinal, a virose agora é inventar.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

SINCRETISMO RELIGIOSO, TÔ FORA!!! NÃO ENTRE NESSE ENGANO!


O Brasil é um país no qual o sincretismo religioso aparece sistematicamente. Tudo indica que essa cultura de fusão religiosa, o sincretismo, está associada à história do país desde a barbárie colonização portuguesa. Há quem diga que toda essa "mistureba", com o perdão da palavra, seja uma indentidade cultural e nacional. Contudo, que a oposição me perdoe, esse tal de sincretismo religioso é uma verdadeira "balela", é fé alicerçada no mais vil dos enganos, a religião.



A religião nunca tirou ninguém da lama, muito pelo contrário, quem se agarra nela mais se atola no lamaçal. Puro radicalismo. A religião sempre reprimiu no Brasil e em outras partes do mundo milhares de pessoas. O que falar da ridícula idéia de que a pobreza deve ser aceitada como uma provação de Deus? É verdade, quer dizer que só os pobres são filhos de Deus e que ser rico é pecado. Faça-me rir! Desse jeito me diga quem vai querer levar uma vida miserável? Agora o que dizer do patrimônio e da riqueza do Vaticano? E das igrejas adornadas de ouro? Percebe a contradição?



Toda essa bagunça não podia resultar em nada pior. No Brasil os leigos e confundidos por todo esse sincretismo são católicos e frequentam o candomblé, são espíritas e participam de missas. E o que falar das festas que não se sabe para quem é a homenagem, para o santo ou para o congado. E a tão misteriosa marçonaria? Se fosse bom todo mundo saberia o que é, não acha?



Em matéria de religião não há povo mais confuso. Até no Oriente Médio, berço das três maiores religiões do mundo, não há situação semelhante. Lá você é cristão, judeu ou muçulmano. O meio termo não existe. É claro que muita gente irá falar da tolerância religiosa. Muito bem, é lógico que esse tipo de tolerância está longe de existir no Oriente Médio, mas no Brasil apesar de se apostar tanto nessa tolerância eu acredito que ela não existe realmente.



Não quero defender nada, muito menos qualquer tipo de religião. Apenas considero que existe uma falta de identidade, e não falo só do Brasil, falo das pessoas individualmente. Um pouco de discernimento é sempre necessário. É o que eu acho!



Porém aqui vai minha opinião, pois pelo menos liberdade de expressão nós temos. Sou a favor da fé pura e inteligente em um único e poderoso Deus. Uma fé que não deseja e nem pratica o mal contra o próximo, muito pelo contrário, é essa fé que tem feito de mendigos grandes empresários, do cativo um livre e vencedor. Não tenho religião e não compactuo com qualquer tipo de sincretismo. Sou cristã e acredito que Jesus Cristo é o Senhor. Podem me chamar do que quizerem. A minha fé é única, não sigo outros caminhos. Essa é a FÉ INTELIGENTE. Nela eu acredito.



Quem gosta de se enganar, fazer o quê? Continue no engano



" O pior cego é aquele que tem olhos para enxergar e mesmo assim não vê".

Por isso levanto a bandeira "sincretismo religioso, tô fora!"

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

MEUS CACHORROS







No decorrer da minha infância eu e minha família tivemos em casa 4 cachorros.

O primeiro cão era uma cadela da raça Cocker que se chamava Luana. Depois dela veio uma Dálmata, a Mille ( que por sinal recebeu esse nome por que eu adorava aquela novela "Chiquititas" e a personagem principal se chamava Mille). Depois da Mille tivemos dois cães de raça grande, um casal. A fêmea era um Labrador retriever e o macho um São Bernado. Eram a Moglie e o Huck. Contudo, apesar de tantos cachorros eu sempre morria de medo deles. Tinha aversão a qualquer cachorro.

Quando eu tinha uns 13 anos meu pai comprou um filhote de Pequinês e levou-o para casa, foi aí que as coisas mudaram. Colocamos o nome de Giba. É isso mesmo, Giba chegou na época em que a seleção brasileira de vôlei ganhava a Liga Mundial, foi uma homenagem ao capitão da equipe Giba. Enfim, depois disso eu passei a amar cachorros. Giba era um cachorro inteligente, amigo, simpático e super amável. Ele oferecia até a patinha em troca de um petisco. Giba foi um grande amigo, meu melhor cachorro. Quando ele tinha uns 2 anos minha mãe ganhou um filhote de Poodle, uma cadela que colocamos o nome de Tita. A Tita foi a companheira do Giba. Apesar de toda a alegria infelizmente a história do Giba não terminou bem. O Giba com apenas 3 aninhos contraiu uma doença degenerativa, a cinomose. Foi tudo muito rápido, meus pais fizeram de tudo, compraram todos os medicamentos possíveis. A cinomose é uma doença que ataca o sistema nervoso do animal e são poucos os casos em que o cachorro consegue superar, sendo que sempre deixa sequelas. Até Gardenal ele teve que tomar, não adiantou e em menos de dois meses tivemos que sacrificá-lo. Foi uma perda enorme, eu e minha família ficamos muito abalados. Foram tempos difíceis. Mas o Giba foi muito especial e nunca jamais nos esqueceremos dele. Mas tudo isso deixou uma grande lição: a importãncia de manter o cartão de vacinas dos cães em dia. Portanto fique de olho caso você tenha um animalzinho em casa, não deixe de vaciná-lo.

Bem, minha história com cachorros não acabou. Depois do Giba nós ficamos somente com a Tita e nem pensávamos em mais um cachorro. Foi aí que chegou o Lupy, filho de um Poodle com Yorkshire. O Lupy chegou filhote com apenas 3 meses. Depois com menos de 1 ano ele e a Tita tiveram a primeira cria de cachorros. Nasceram 6 filhotinhos. Depois já com 1 ano tiveram uma segunda cria, essa com 5 , um filhote a menos. Todas as duas vezes foi uma festa, os filhotes nasceram saudáveis e logo ganharam um novo lar. Da última vez que a Tita teve filhotes nós ficamos com um macho, o nome dele é Max. Max já cresceu tanto que já está do tamanho do pai, Lupy.
Essa é minha história com meus cachorros. Hoje tenho 3 cães em casa. Olha, dá um maior trabalho, a bagunça nem te conto! Aliás depois de tanto filhotes tivemos que castrar o Lupy , mas como agora temos o Max , estamos agendado um cirurgia de castração da Tita. Eu adoro meus cachorros. Eles amam de um jeito incondicional e ficam felizes sempre, mesmo que a gente esteja de mau humor.
Ás vezes eles me entendem mais do que as pessoas. As fotos acima são do Max, do Lupy e da Tita respectivamente. Eles não são lindos?








domingo, 6 de dezembro de 2009

O SENHOR DA SUA BOCA


"O Senhor da sua boca"

Era uma vez um velho que começou a espalhar rumores de que o seu vizinho era um ladrão. Como resultado, o seu vizinho foi preso.

Dias depois o vizinho foi achado inocente. Depois ter sido absolvido ele processou o velho por acusá-lo erroneamente.

O velho foi então levado até a corte e disse ao juiz, "Esses foram apenas comentários. Eles não prejudicam ninguém.”

Antes de dar a sentença para este caso, o juiz perguntou ao velho, "Escreva todas as coisas pelas quais o senhor disse acerca dele em um pedaço de papel. Despedace-o e no seu caminho para casa jogue os pedaços de papel fora".

No dia seguinte o velho voltou para ouvir a sentença. O juiz lhe disse, "Antes de receber a sentença, o senhor terá que sair e juntar todos os pedaços de papel jogados fora ontem". O velho lhe disse, "Não posso fazer isso! O vento os espalhou e eu não saberei onde encontrá-los".

O juiz então lhe replicou, "Da mesma forma, simples comentários podem destruir a honra de um homem ao ponto de não se poder mais concertar".

Sejamos todos os senhores das nossas bocas, para que não sejamos escravos das nossas palavras.

sábado, 28 de novembro de 2009

AS TRÊS CHAVES PARA O SUCESSO


FÉ / SACRIFÍCIO / CORAGEM


- para o impossível


- SACRIFÍCIO para alcançar o objetivo


- CORAGEM para se entregar à escolha certa



" Os planos de DEUS se cumprirão mesmo que todas as forças sejam contrárias"

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

OS TRÊS SENTIMENTOS QUE LEVAM À DERROTA


MEDO / TEMOR / PREOCUPAÇÃO


São os três sentimentos capazes de derrubar o sonho de alguém e neutralizar a fé.


- Os que tem MEDO não vão para a GUERRA...


RECUAM.


- Os que temem não são dignos da BATALHA...


São COVARDES.


- Os que se preocupam com o AMANHÃ...


Não têm a vida nas mãos de DEUS.
Pense nisso!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

FRASE DO DIA



" TUDO EM QUE VOCÊ CRÊ O CONTROLA. SE O QUE VOCÊ CRÊ O ENCARCERA, ENTÃO VOCÊ SERÁ UM PRISIONEIRO. SE O QUE VOCÊ CRÊ O LIBERTA, ENTÃO VOCÊ SERÁ LIVRE."


AUGUSTO CURY ( O FUTURO DA HUMANIDADE )

domingo, 18 de outubro de 2009

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

FRASE DA SEMANA


..."Epicuro disse que, se quisermos vencer, devemos gravar em nosso espírito o alvo que temos em nossa mente. Einstein disse que há uma força maior que a energia atômica: a vontade! Confúcio comentou: para vencer na vida, exija muito de si e pouco dos outros! Pascal bradou: para quem deseja ver, haverá sempre luz suficiente; para quem rejeita ver, haverá sempre obscuridade! Sófocles disse: procure e encontrará, pois o que não é procurado permanece para sempre perdido..." (Augusto Cury - O Futuro da Humanidade)

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

DICA DE LEITURA


O Futuro da Humanidade fala sobre a trajetória de Marco Polo, um jovem estudante de medicina que ao entrar na faculdade cheio de sonhos e expectativas, fica chocado ao encontrar, em sua primeira aula de anatomia, a triste cena de corpos sem identificação, estendidos sobre o mármore branco. O Jovem calouro de medicina não consegue aceitar a frieza com que os professores se referem aos corpos, dizendo que ali a identidade não importa, que aqueles corpos não têm nome, são mendigos encontrados mortos na rua sem identidade. Revoltado com a situação, Marco Pólo sai à procura de informações sobre esses personagens aparentemente sem passado, e nessa jornada encontra o excêntrico Falcão, um mendigo que conhece a fundo a mente humana. Apesar da difícil situação em que vive, com seus sonhos frustrados, futuro desfeito e esperanças perdidas, Falcão recupera a sua alegria inata ao conviver com o jovem sonhador.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

EU ERA CEGO AGORA VEJO

EU ERA CEGO E AGORA VEJO




" Todos fecham os olhos quando morrem, mas nem todos enxergam quando estão vivos."


(Augusto Cury)




A morte talvez seja a maior certeza que o mundo tem. E mesmo assim, o mundo teme o momento de fechar os olhos para sempre. A idéia do nunca mais é o que machuca : nunca mais verei amigos, família, colegas, trabalho...


É triste para um mundo que vive no engano, acreditar que a morte seja mesmo o fim de tudo. E mais triste ainda é saber que para muitos a vida já chegou a um fim, mesmo que continuem vivendo. Pessoas que não enxergam a solução dos seus problemas, não enxergam os erros e falhas e muitas vezes prejudicam a si e aos outros.


Certa vez o Senhor Jesus curou um homem que era cego de nascença. A bíblia diz que Ele cuspiu na terra e fazendo um lodo com a saliva passou nos olhos daquele cego, imediatamente o cego passou a enxergar. Não fosse o Senhor Jesus despertar a fé daquele homem ele certamente ficaria cego o resto da vida. Aquela atitude abriu a visão física e espiritual do cego e ele foi curado. A verdade é que somente enxergamos quando estamos na Luz.


Só Deus é capaz de nos proporcionar essa visão. Com Ele aprendemos que há uma solução, mesmo que tudo pareça ter chegado ao fim. Ele nos ensina a enxergar os erros e a usá-los como ferramentas de amadurecimento. Faz-nos compreender que reconhecer os limites e falhas não é covardia e sim um mérito. Olhar para trás não é sábio, olhar para Ele é fé inteligente.


A mudança é indiscutível, você torna-se outro quando passa a enxergar pela fé. Aquele cego teve sua vida transformada, tudo aquilo que ele queria o Senhor Jesus lhe deu mediante a fé. Quando questionado lá na frente pelos fariseus - religiosos romanos da época inimigos de Jesus - ele disse:


Se é pecador, não sei, uma coisa sei: eu era cego e agora vejo; Se esse homem não fosse
de Deus, nada poderia ter feito. (João - 9: 25;33 )


Nem mesmo a morte é capaz de fechar os olhos dos que são fiéis a Deus. Para esses não há cegueira, há luz, não há fim e sim eternidade.


Pense nisso!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

UM SORRISO DE DEUS PARA VOCÊ


DEUS SEMPRE SORRI PARA OS FIÉIS, AQUELES QUE SÃO VERDADEIROS FILHOS. O SORRISO DE DEUS RESPLANDECE NA FACE DOS QUE USAM A FÉ, DAQUELES QUE NÃO TÊM O CORAÇÃO EM NADA DESSE MUNDO.
PENA QUE NEM TODOS ESTÃO DISPOSTOS A BUSCAR ESSE SORRISO, SÃO EGOÍSTAS, ORGULHOSOS, PENSAM QUE PODEM VIVER SEM DEUS. SÃO FRUSTRADOS, INFELIZES, NÃO SABEM QUE UM DIA NÃO TÃO DISTANTE SENTIRÃO FALTA DO SORRISO DE DEUS.
E VOCÊ, SERÁ QUE TEM VISTO ESSE SORRISO? DIANTE DE TUDO QUE TEM FEITO SERÁ QUE DEUS TEM SORRIDO PARA VOCÊ? VOCÊ CHORA POR DENTRO, PERDE TEMPO COM COISAS DESNECESSÁRIAS, ENQUANTO DEUS ESTÁ LÁ, PRONTO PARA LHE ABRIR ESSE MAGNÍFICO SORRISO. PENSE NISSO, QUE TAL SORRIR COM ELE AGORA? FALE COM ELE. ELE SEMPRE ESCUTA, É SÓ FALAR.
MAS FICA AQUI UM CONSELHO, NÃO BRINQUE COM ESSE SORRISO, NÃO INGNORE NEM ZOMBE DESSA MENSAGEM. SAIBA QUE HÁ MUITOS QUE DESEJAM O SORRISO DE DEUS. APENAS RESPEITE E...
SEJA ABENÇOADO POR ESSE SORRISO!

TENHA FÉ


" ENTENDER A VONTADE DE DEUS NEM SEMPRE É FÁCIL... MAS CRER QUE ELE ESTÁ NO COMANDO E TEM UM PLANO PRA NOSSA VIDA, FAZ A NOSSA CAMINHADA VALER À PENA."

sábado, 22 de agosto de 2009

HOJE É UM DIA ESPECIAL


Amiga, parabéns pelo seu dia! Desejo a você tudo de bom. Que o Senhor Jesus continue lhe abençoando e te conservando assim do jeito que é. Conte sempre comigo, afinal a verdadeira amizade é pra todos os momentos, tanto para os de alegria como hoje quanto para as lutas que concerteza virão. Por isso que você nunca desanime, mantenha-se sempre na fé, assim Deus te abençoará por toda vida. Vou confessar uma coisa: nunca imaginei que iria encontrar uma amiga tão parecida comigo, com a mesma fé, visão e é claro com o mesmo nome. Não tenha dúvidas juntas faremos a diferença, vamos arrebentar!!!!


Quando estiver desanimada, quando parecer que as forças estão se acabando e precisar de ajuda: leia está passagem da Palavra de DEUS:


" Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei... Tão somente sê forte e mui corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. (JS 1: 5,7,9)


Pode ser que nesses momentos eu não tenha a palavra certa e aquilo que você precisa, mas concerteza o MEU DEUS terá e assim como é comigo será contigo também.


Beijos!!!

domingo, 9 de agosto de 2009

ESTUDO DA EPÍSTOLA DE TIAGO




A ORIGEM DAS CONTENDAS

Ultimamente temos vivido e presenciado no mundo várias guerras e conflitos. O ser humano tem feito inimigos mortais seja pelas diferenças sociais, econômicas e principalmente religiosas. O que se vê é a destruição da paz pela ganância e pelo poder.
Diante de tantas contendas, e vivendo num mundo de tanta instabilidade, muitos se perguntam: “Por que Deus não intervem e castiga os mentores de tais contendas? Por que Deus não traz a tão sonhada paz para um mundo conturbado?” Parece até absurdo, mas muitos até chegam a alegar a inexistência de Deus e outros deixam de acreditar Nele por isso.
Contudo o fato é que a resposta para todas essas questões é uma só: a vontade do homem não é a vontade de Deus. Apesar de o Criador respeitar as escolhas do homem, o homem parece não respeitar as de Deus.
Deus existe e como criador deseja que a paz esteja na Terra, Ele deseja o melhor para aquilo que criou. O problema é que nem todas as pessoas são filhas de Deus. Todos somos criaturas de Deus, porém isso não nos dá o direito de sermos filhos. Todo filho de Deus é uma criatura, mas nem toda criatura é filha de Deus.
A bíblia diz que os filhos de Deus, ou seja, o amigos de Deus são inimigos do mundo, e todo aquele que é amigo do mundo se constitui inimigo de Deus. É lógico que não é da vontade de Deus ter uma criatura como inimigo, isso por que Ele nunca será inimigo de ninguém, entretanto são as nossas escolhas que nos constituem filhos ou inimigos do Criador.
Somente os que se humilham, que se sujeitam a Deus e a sua vontade, resistindo ao diabo, serão exaltados na presença de Deus e nenhuma contenda chegará as suas vidas.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ESTUDO DA EPÍSTOLA DE TIAGO


OS PECADOS DA LÍNGUA E O DEVER DE REFREÁ-LA



Quem é capaz de dominar a própria língua? Somente quem a domina pode controlar todo o corpo. Assim sendo controla a própria vontade sempre que preciso.


Certa vez o Senhor Jesus disse que aquilo que sai da boca é que contamina o homem, ou seja, aquilo que fala a língua. Neste capítulo 3 o apóstolo Tiago escreve sobre a língua que é fogo. Apesar de ser um pequeno órgão do corpo humano, se não dominada pode por em brasas uma grande selva. O que sai de dentro do homem, mais precisamente as palavras pronunciadas, podem abençoar abundantemente uma vida, como também podem amaldiçoar uma vida inteira.


O homem natural não é capaz de dominar sua língua. Tal homem vive pela fé natural, portanto controlar as vontades e até o que falar é quase que impossível. Somente o homem que vive a fé sobrenatural pode dominá-la; o homem que é constituído desse tipo de fé pode dominar tudo, inclusive a própria vontade, sabendo sempre o que falar e quando falar. A bíblia discorre sobre este tipo de questão também em outras passagens como estas a seguir:

“A vossa palavra seja sempre agradável temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. Cl: 04,06”

“O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína”. Pr: 13,03”

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ESTUDO DA EPÍSTOLA DE TIAGO




A FÉ SEM OBRAS É MORTA

É interessante que nesta passagem a palavra OBRAS quer dizer na verdade ATITUDES, ou seja, para melhor entendimento o título seria “A FÉ SEM ATITUDES É MORTA”.



O capítulo inicia-se com uma indagação, a respeito da fé que salva. Não há proveito em dizer que se tem fé, quando essa não é materializada em obras. E logo verifica-se um exemplo que ilustra muito bem isso: se algum irmão está necessitado de comida, e você manda-o ir em paz e se fartar, não lhe dando o necessário, não há proveito em sua ação.



Semelhantemente acontece com a fé. A fé é o irmão necessitado, e a comida as obras. Assim como aquele que tem fome precisa do alimento para se satisfazer, também a fé precisa das obras para ser manifestada. Não é a fé que manifesta as obras, mas são as obras que manifestam a fé.



A fé pura só existe quando há atitudes, e são essas atitudes que professam o tamanho da fé.



Enganam-se os que leigamente acreditam que o simples fato de se crer em Deus como único criador dos Céus e da Terra, constitui-se um ato de fé. Tal crença não quer dizer absolutamente nada, crer em Deus e acreditar que Ele existe até os demônios o fazem. Só crer não acrescenta nada na vida de ninguém, isso porque a crença tem que estar imbuída da fé prática.



Se eu digo que amo alguém, eu preciso lutar por esse alguém, caso contrário de nada serve o sentimento de amor que digo sentir por essa pessoa.



Sabe quando que Deus tem a certeza de que O amamos? Quando dependemos somente dele, quando acreditamos na vitória e agimos a fé, quando as obras da fé nos justificam.



Quer exemplo maior de amor para com Deus como o de Abraão? Não é por menos que ele foi e ainda é conhecido como o “PAI DA FÉ”. Sua história é marcada por confiança e muito sacrifício. A comunhão de Abraão com Deus foi tão grande que quando Deus lhe pediu o seu único filho, aquele que o próprio Deus havia lhe dado, Isaque, Abraão não hesitou e disse “eis-me aqui”. Quem conhece a história desse homem sabe que foi pelas obras que ele foi justificado. Tanto que o próprio Deus não permitiu que ele entrega-se Isaque como sacrifício, e fez dele o pai de uma grande nação. Abraão viu seu grande sonho se realizar, por meio da fé com atitudes ele teve uma grande descendência.



A fé só surte efeito quando há uma certeza e uma consciência sã para com a palavra de Deus. Uma pessoa só pode ser justificada pelas atitudes de fé que toma e não pela fé que professa ter só de palavras. Por isso Abraão foi chamado “AMIGO DE DEUS”.


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ESTUDO DA EPÍSTOLA DE TIAGO



NÃO SE DEVE FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS

No capítulo 2 Tiago, fala sobre um assunto que infelizmente é muito comum no mundo em que vivemos. Nesse capítulo o Espírito Santo nos adverte a respeito da acepção de pessoas, ou seja, a separação de pessoas baseando-se em alguns fatores como a riqueza e a pobreza. Deus é Pai e Seu olhar de misericórdia é para com todos. Deus não nos olha como as pessoas, Ele enxerga o que somos e não o que temos. A verdade é que em um mundo dividido entre os que crêem e os que não crêem, é preciso ser verdadeiro, amar ao próximo sem interesses e sem julgamentos.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

QUANDO NÃO HÁ SAÍDA

ESTUDO DA EPÍSTOLA DE TIAGO




A PRÁTICA DA PALAVRA DE DEUS





Aqui temos um conselho para o homem. Que ele seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Em outras palavras somente o homem que consegue controlar sua natureza humana consegue andar conforme a palavra de Deus.
Logo adiante, temos Deus falando a Tiago por intermédio do Espírito Santo sobre o ouvir a palavra que salva. Neste instante da leitura podemos ressaltar que o conselho referido anteriormente é de suma importância para o entendimento do que Deus diz a Tiago. No conselho, pronto para ouvir refere-se ao entendimento da palavra, porém o verdadeiro conhecimento só se solidifica por meio da prática , somente ouvir não basta, é necessário praticar a palavra. A teoria trabalha em parceria com a prática, e as duas separadas não nos leva a nenhum lugar. Ouvir é muito fácil, ler uma teoria também, porém aquele que não pratica, saiba que engana a si mesmo, pois é na pratica que Deus enxerga a verdadeira intenção de suas criaturas.
Aquele que houve e não pratica é semelhante a um homem que contempla seu rosto num espelho e passando o tempo se esquece do viu. Assim tem sido a atitude de muitas pessoas que ouvem e logo se esquecem do que ouviram. Não são sensíveis às palavras de Deus. Mas aquele que se humilha e se prostra para ouvir a palavra, esse a bíblia diz que é Bem-aventurado, ou seja feliz em tudo que realizar.

terça-feira, 28 de julho de 2009

ESTUDO DA EPÍSTOLA DE TIAGO


A ORIGEM DO BEM


Assim como sabemos que o pecado provém da cobiça, assim o bem provém do alto, pois tudo, toda boa dádiva vem de Deus e sua palavra é a verdade e a vida. Todo aquele que nela crer não sendo somente ouvinte, mas também praticante do que ela orienta, torna-se primícia de Deus, primícia entre as criaturas.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

ESTUDO DA EPÍSTOLA DE TIAGO


A ORIGEM DO PECADO



Aqui Tiago mostra-nos uma das origens do pecado: a cobiça. Diante de tudo, podemos afirmar que somente aqueles que perseveram durante a provação, recebem o que o Senhor Jesus prometeu aos que o amam: a coroa da vida eterna. Esses são os que lutam contra a própria vontade e cobiça, com o intuito de agradar a Deus e aguardarem a recompensa que é a coroa, símbolo da vida eterna neste caso.

domingo, 26 de julho de 2009

ESTUDO DA EPÍSTOLA DE TIAGO


AS CIRCUNSTÂNCIAS TERRENAS SÃO TRANSITÓRIAS



Tudo no mundo passa, os prazeres são instantâneos, mas transitórios, sem dúvidas é um solo instável sujeito a sugar e engolir qualquer um que não esteja na fé sobrenatural e principalmente com uma má consciência diante das coisas que são de Deus.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

ESTUDO DA EPÍSTOLA DE TIAGO


COMO OBTER A SABEDORIA

Aqui Tiago fala-nos sobre a sabedoria que procede de Deus, não da sabedoria dos homens, e de como obter essa sabedoria em nossas vidas. Ele levanta uma questão muito importante com relação ao pedir para Deus. Somente pela fé podemos chegar até Deus e por intermédio dela obter Dele aquilo que necessitamos. A fé é o meio de transporte que nos transporta até o Altíssimo, por isso entendemos a passagem “sem fé é impossível agradar a Deus”, veja que se usa a palavra impossível neste caso, ou seja, qualquer tipo de incredulidade jamais irá agradar a Deus. Tiago ainda diz mais sobre aqueles que duvidam, ele faz uma inteligente comparação entre esse tipo de pessoa e as ondas do mar, ambos inconstantes sujeitos a avançarem e regredirem ao mesmo tempo conforme a ação dos ventos e tempestades. Tal palavra ainda nos adverte que o homem inconstante nada alcançará do Senhor.

A exemplo de muitas pessoas que não são bem definidas na sua fé. Elas ficam em “cima do muro”, não tomam a atitude de escolha e ficam sujeitas a várias ciladas e constantes armadilhas do mal, tudo por causa do seu ânimo dobre, ou seja, da instabilidades dos seus corações.

terça-feira, 21 de julho de 2009

ESTUDO DA EPÍSTOLA DE TIAGO






1- O BENEFÍCIO DAS PROVAÇÕES





Nessa passagem o apóstolo Tiago fala-nos sobre as provações, ou seja, os problemas do quais somos sujeitos a passar quando estamos na Luz, na presença de Deus. Mas esses problemas são importantes para o crescimento espiritual, por isso ele diz ... “tende alegria ao passardes por provações...” tudo isso porque são estes problemas que nos fazem crescer na fé produzindo em nós a perseverança, a persistência. Somente com a perseverança se pode chegar onde quer a perfeita vontade de Deus. Em Mateus 24.13 o Senhor Jesus já nos tem orientado a respeito disso: “ Aquele que perseverar até o fim esse será salvo.”





Nada pode substituir a fé, ou seja, nossa perseverança em Deus. O talento não pode. Nada é mais comum do que homens talentosos frustrados. A genialidade não pode. Alguns dos maiores gênios que a humanidade teve só foram reconhecidos após a sua morte. A educação não pode. O mundo está cheio de fracassados instruídos.





Somente a fé é capaz de tornar possível em nossas vidas os nossos sonhos e desejos.

ESTUDO DA EPÍSTOLA DE TIAGO



A partir de hoje inicio um estudo bíblico sobre a epístola de Tiago. Os estudos bíblicos são sempre válidos pois somente assim conservamos a nossa fé em alta. Também é uma forma de refletir sobre a palavra de Deus e abrir nossa mente para sermos cada dia melhores. Esta é a chave do sucesso e da difereça em nossas vidas. Espero que o leitor goste e que sirva de aprendizagem.








domingo, 19 de julho de 2009

QUANDO O ESPELHO SE QUEBRA


Já se olhou no espelho hoje? Se sim, com certeza sua imagem foi refletida. Claro, você se viu e enxergou do jeitinho que é, sem falhas e distorções. Mas e se o espelho estivesse quebrado? Será que a imagem refletida seria a mesma? Você seria capaz de se enxergar nesta situação?



Temos uma grande tendência de nos espelhar e nesse caso não me refiro em olhar no espelho, merefiro ao desejo de ser como uma outra pessoa. Seja um ídolo, artista, amigo, qualquer um pode servir de espelho. Enquanto o espelho permanece impecável a vontade é de fazer o que ele faz, se vestir igual a ele e até pensar como ele pensa. Esquecemo-nos da nossa personalidade e buscamos ser aquilo que na realidade não somos, simplesmente por preocupar tanto com o espelho.



O prazer seria completo não fosse um detalhe primordial contudo tão desconsiderado: os espelhos podem se quebrar. E quando as decepções acontecem e as expectativas são frustradas nada mais se reflete. O espelho se fraguimenta em pedaços individuais, e para juntar tudo leva-se muito tempo.



Esperamos muito das pessoas e na mesma medida nos espelhamos demais também. Um espelho quebrado jamais refletirá a mesma imagem de antes.



O problema? Ah, o problema está em olhar para tudo, menos pra Deus; querer ser tudo, menos o que Deus quer; preocupar-se com o que os outros pensam, menos com o que Deus pensa; dar o melhor para o mundo, e nada pra Deus, e por fim, se espelhar e todos, menos em Deus.



Somente olhando para o Senhor Jesus não corremos o risco de espelhar na pessoa errada.



Só existe um espelho que nunca se quebra: o Senhor Jesus. Esse sim deve ser o nosso espelho. É por meio deste espelho ideal que somos salvos e também libertos. Com o Senhor Jesus para se espelhar e Deus para nos fazer fortes ninguém jamais poderá nos vencer. Só Ele é capaz de refletir o que somos de verdade.



Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. (EF 5:1)



Lembre-se: a sua vida e os resultados que você alcança refletem o espelho no qual você tem se espelhado.



Pense nisso, e como diz a Cristiane Cardoso, Na fé!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

O RECESSO


É ele chegou, o recesso. Graças a Deus! Dormir até mais tarde, não ter que ir a aula, não precisar esperar a van escolar... Ops! A felicidade seria completa não fossem os infindáveis livros do vestibular para ler. Poxa vida, nem no recesso a gente descansa! Ah! ainda tem o trabalho nas normas da ABNT daquele livro de 500 páginas. Ufa! Vida de vestibulando é mesmo sacrifício! E o pior é que o 2º semestre voa já já tem prova de vestibular pintando por aí. Só o Pai! O que fazer? Quer um conselho? É melhor parar de reclamar, se organizar e não morrer de preocupação. No final tudo dá certo. Já leu a bíblia hoje? Pois é medite neste versículo, depois procure na sua bíblia ou na da sua casa:



Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados: basta ao dia o seu próprio mal. (MT 6:34)

terça-feira, 14 de julho de 2009


Hoje é um dia muito especial é aniversário da minha mãe Eny. Quero desejar muitas felicidades e que Deus a abençoe abundantemente no nome do Senhor Jesus. Mãe obrigada por tudo! PARABÉNS EU TE AMO!!! ROBERTA AMARO

segunda-feira, 13 de julho de 2009

ESPAÇO DAS AMIGAS


Olá pessoal, quero dedicar este espaço do meu blog para publicar textos e mensagens das minhas amigas. Essa semana é a vez da minha amiga e xará Roberta Gonçalves, que além de amiga é como se fosse minha segunda irmã. Beijos para todos! Obrigada pela mensagem Roberta com certeza a Thaís e a Bel também adoraram, por isso fiz questão de publicar no meu blog. Viram a imagem acima? Eu e minhas amigas, depois tentem adivinhar quem é a Roberta, a Bel e a Thaís.
UM POUCO DAS MINHAS AMIGAS
A amizade é um presente divino
É um apreço com caráter genuíno
Sentimento fiel de afeição
Que brota involuntariamente no coração
Nossos amigos nos transmitem esse sentimento
Estão conosco à todo momento
Precisando deles ou não
Estão sempre dispostos a nos dar a mão
Feliz sempre estou por tê-los
Principalmente por não merecê-los
E não há como esse assunto abordar
Sem de maneira específica deles falar
Primeiro começo com ela
Minha querida amiga Gabriela
Me ajuda sempre que preciso
Com grande dedicação e um belo sorriso
Não sei por que seu apelido é Bel
Vai ver é o excesso de mel
Andar à cavalo é sua paixão
Mas é o Rô quem manda no seu coração
Mudando de amiga vem a Roberta
Minha xará, mas bem mais esperta
Sua inteligência é destaque na escola
Por isso sempre dela querem cola
Falar da Bé como pessoa
É sempre uma coisa boa
Por que ela é uma amiga fora do comum
É uma 2ª irmã já que eu só tenho um
Para finalizar vem a Thaís
Amiga essa que me faz bem feliz
Nosso estilo é um pouco diferente
Ela gosta de show e eu da minha cama quente
Isso porém não nos afasta em nada
Somos uma dupla dinâmica e animada
Aprendi muito com seu jeito paciente
Jeitinho doce de tratar a gente
É nessas horas que eu páro pra pensar
Se eu merecia estar no meu lugar
Tenho comigo um grande tesouro
Essas minhas amigas valem mesmo ouro
Meu rol de amigos nã se resume aqui
Tenho outros espalhados por aí
Falar delas foi escolha minha
Já que com elas nunca estou sozinha
Para mim amizade é assim
Poder confiar em quem confia em mim
Te agradeço Senhor por esse grande presente
Que me torna o ser humano mais contente
Roberta Gonçalves Pereira

quinta-feira, 9 de julho de 2009






" O QUE GUARDA A BOCA CONSERVA A ALMA,

MAS O QUE MUITO ABRE OS LÁBIOS A SI

MESMO SE ARRUÍNA". Pr 13:3



TUDO E MAIS UM POUCO




" Defina em seu pensamento uma palavra que represente o que Deus significa para você."


Foram exatamente essas palavras que deram início a reunião de jovens naquele tarde. O silêncio pairou. Os jovens pensaram. Uma maioria concentrada buscava compreender a ideia da pregação. O homem de Deus perguntou - "Quantos de vocês pensaram que Deus representa TUDO? - Naquele instante 90% das pessoas presentes levantaram suas mãos. Nenhuma surpresa. Já era de se esperar, afinal TUDO realmente define o que Deus significa. Mas pensando bem, será mesmo que define? Será que somos sinceros dizendo que Deus é definitivamente TUDO em nossa vida? O que é TUDO?


Este foi o tema daquela reunião: o que Deus é?. Recordo-me que justamente naquele dia me encontrava demasiadamente preocupada e ansiosa quanto ao meu futuro. Não sabendo bem como explicar o que sentia, existia algo na mensagem que mudaria tudo em mim.


Há uma vasta diferença entre Deus ser tudo de fato e ser tudo somente de palavras. Parece lógico, um tanto quanto lógico mas a complexidade dessa diferença é incontestável.


Se a situação narrada no primeiro parágrafo acontecesse na rua, todo responderiam que Deus é TUDO. Algo de estranho? Não, para o mundo Deus também é TUDO.


A diferença, é simples : o TUDO do mundo não é e nunca será o que o verdadeiro Deus representa.


Para os que não sabem existem dois tipos de pessoas no mundo, os FILHOS DE DEUS e as CRIATURAS DE DEUS. Para estes Deus pode até ser tudo, todavia para aqueles Deus é TUDO...




...E MAIS UM POUCO!




segunda-feira, 29 de junho de 2009

ESPAÇO DO GRUPO JOVEM


O texto a seguir não é de minha autoria. Este texto na verdade fez parte de um estudo realizado na reunião do GRUPO JOVEM de Sete Lagoas, da Igreja Universal do Reino de Deus no dia 27/06/09. Resolvi publicá-lo pois traz uma mensagem muito interessante e racional para os jovens. Espero que gostem! Boa leitura!



A ENCRUZILHADA DO ADOLESCENTE


Onde ocorrem os mais graves acidentes de trânsito? Nos cruzamentos! Sim, quando um carro se aproxima de um cruzamento as chances de se envolver em um acidente são multiplicadas. Veículos vindo de todas as direções, sinais de trânsito, pedestres atravessando a rua e etc. Um pequeno descuido e sua vida e a de outros estão em perigo.

Assim é a adolescência: uma encruzilhada.

Ela é um período de transito entre a infância e a fase adulta. É por isso que o jovem às vezes se porta ora como adulto, ora como criança. É um período de auto afirmação, ou seja, o jovem está se descobrindo e sente a necessidade de mostrar para si e para os outros a sua identidade. Para isso, muitas vezes ele é levado ao extremo em sua atitudes, tamanha é a necessidade de auto afirmação.

Daí é comum vermos adolescentes fumando, bebendo e procurando fazer coisas que possam dar ao mundo ao seu redor uma mensagem do tipo " Vejam todos como eu sei o que estou fazendo"! Sem dúvidas isso é muito prejudicial ao jovem.

É por essa razão que você, jovem de Deus, deve dar um passo a frente dos demais e reconhecer que sua vida é extremamente importante. Tudo que lhe envolve neste mundo tem grande influência em tudo que é e faz. Você é alvo de muitas coisas. Já percebeu que quase todos os jornais, revistas, e TV tem um programa ou uma matéria dirigidos especialmente para você? Já notou como em muitos dos anúncios e propagandas há um apelo todo especial para alcançar você? Por que isso? Porque você é explorado pela vunerabilidade, isto é pela facilidade de atender esses apelos. Porque o jovem em geral, não quer ser diferente de seus companheiros. Ele quer se sentir "na onda" juntamente com todos. Então ele veste aquela roupa da moda, usa os sapatos da moda, canta aquela música do momento, assiste ao filme que todos estão comentando... Por isso é um alvo: todos querem chegar até ele, cativá-lo e fazê-lo chegar até aquele determinado caminho.

É por isso que o traficante de drogas procura ganhar a simpatia do jovem para depois torná-lo um dependente. Então amigo leitor, pode imaginar o adolescente como aquela ovelha solitária, perdida entre lobos famintos, cada um quer um pedaço. Mas o que tem o jovem de tão valioso assim que há uma disputa para alcançá-lo?

O Apóstolo João já sabia: "...Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes..." 1 João 2.14. Exatamente isso! E quem está interessado nessa força? O diabo obviamente. Porém muito mais está Deus em que os jovens de ambos os sexos se façam disponíveis em suas mãos para que Ele possa utilizar toda essa força e energia em favor de sua obra.


PARA PENSAR...


" Quando estiver num cruzamento pense, observe, espere, reflita, verifique o que está fazendo, faça a escolha certa. Acidentes acontecem e alguns podem ser irreversíveis. O fato é que a maioria deles podem ser evitados, assim não perca o foco a direção certa dirija sua vida assim como um veículo: CONSCIENTE."



" Fique atento às escolhas, escolher errado sabendo o que é certo não é inteligente."



" Lembre-se, podem existir muitos caminhos, contudo somente um nos leva até DEUS: a FÉ."


sábado, 27 de junho de 2009

FALTA DE PLANO DE DESENVOVIMENTO DE ESTAGIÁRIOS NAS EMPRESAS


Ao queridos leitores e simpatizantes deste blog, dedico este artigo super inteligente escrito por Ronaldo Antônio Amaro. Boa leitura!

Ao ler o título deste artigo, logo você já se imaginou quando estava naquele estágio realizado naquela empresa. Acredito que para algumas pessoas foi mais um pesadelo, isso porque não existe na maioria das empresas um plano realmente voltado para o desenvolvimento de pessoas para serem utilizadas no mercado de trabalho.
O que mais presenciei nestes meus anos de empresa, digo isto porque hoje tenho mais de 18 anos na indústria de autopeças, foi à contratação de estagiários, não para serem desenvolvidos trabalhos com o objetivo de absorver o profissional para as atividades da empresa, mas para “tampar buraco”. O termo de uma certa forma pode até ser considerado um pouco forte pelas palavras, mas as empresas esquecem que em suas mãos existem pessoas que passaram por uma faculdade e foram preparadas para desenvolver técnicas modernas, seja qual for a especialidade, porém logo de cara caem diante de uma organização que os colocam para realizar tarefas simples e corriqueiras que não agregam valor para o seu curriculum e muito menos para os interesses da empresa, isto justamente por não haver uma estrutura fundamentada para o desenvolvimento deste estagiário.
Existe uma outra situação onde tudo é delegado ao estagiário, inclusive tarefas de grande importância e responsabilidade, porém são delegadas de forma forçada, sem nenhum tipo de preparo, deixando por conta deste estagiário desenvolver da forma que achar melhor, podendo a empresa ser vítima de sua própria falta de preparo no desenvolvimento de pessoas, podendo perder negócios justamente por não ter preparado aquela pessoa para atender, por exemplo, um cliente.
Observei também que muitas vezes, problemas ocorridos no dia a dia das empresas, nos departamentos onde estão alocados estagiários estes são atribuídos aos estagiários, para encobrir os erros do setor, logo o estagiário é colocado como um saco de pancadas, onde as pessoas não têm como argumentar sobre os problemas ocorridos. È muito fácil atribuirmos os problemas àqueles que não podem se defender e temos que engolir uma desculpa de um erro que na verdade sabemos que envolve muito mais coisas, por mais que o erro seja exposto da forma como é.
Os erros das empresas começam logo no roll de entrada, ou seja, no “Recursos Humanos”, pois não cobram dos setores da empresa um plano de desenvolvimento que o estagiário irá passar, logo não se sabe nem se o candidato à estagiário tem as habilidades e interesse para desenvolver as atividades, se estas estivessem inseridas num plano de desenvolvimento. Muito observei nas empresas, estagiários desenvolvendo atividades que não inspirava nenhum tipo de interesse para que resultados fossem alcançados, justamente devido às preliminares no roll de entrada. Atribui-se também à situação do estagiário que na verdade, muitas vezes não está à procura de desenvolver-se através de um estágio, mas de realmente ter um trabalho, ou melhor, um ganho mensal. Aproveitando justamente desta situação, as empresas hoje estão a cada dia procurando colocar em seus setores de trabalho estagiários, porque de uma certa forma, as empresas ficam sendo vistas como aquelas que dão oportunidades às pessoas. Por outro lado, ganham quando a questão é salário, não necessitando depositar FGTS/ INSS... Diante desta situação observei também pessoas que entraram como estagiárias e a empresa foi prorrogando a contratação das mesmas e, num determinado momento não efetuando o contrato, sendo substituídas por um outro estagiário. Imaginem você que frustrante, depois de ter proporcionado meses de trabalho se esforçando, com o objetivo de ser contratado e ouvindo do seu superior elogios, de repente é simplesmente substituído não pela competência, mas pela política de salário.
Das situações citadas, posso dizer que foram as que eu presenciei, mas devem existir outras que nem é bom mencionar, mesmo que suposição. O que fica é uma reflexão para que as empresas possam realmente estar desenvolvendo um trabalho voltado para o crescimento das pessoas que venham a realizar estágios, buscando o aperfeiçoamento profissional das mesmas, com foco nos objetivos da empresa e não esquecer que um planejamento é importante e necessário desde o roll da empresa. Quanto aos estagiários, é importante saber o momento certo de deixar de ser estagiário e colocar em prática o que a faculdade e o estagio realizado lhe proporcionou de melhor, pois o primeiro passo já foi dado, agora só depende de você para andar com os seus próprios passos.


Ronaldo Antônio Amaro.
Administrador.
Sete Lagoas, 20 de janeiro de 2009.