Você confiou, apostou e "quebrou a cara".
É bem essa a expressão.
Pensou que pudesse contar com aquela pessoa, acreditou na sua aparente fidelidade, criou um monte de expectativas, esperou por elas e ... de nada adiantou. A decepção foi inevitável.
Bem, na verdade, quem se quebrou foi ele: o espelho da confiança.
E quando o espelho da confiança se quebra, você pode até querer juntar os pedaços, porém ele jamais refletirá a mesma imagem de antes.
Confiar não significa esperar do outro perfeição, nem muito menos acreditar que nunca irá se decepcionar. As pessoas nos decepcionam, mas o contrário também acontece. O que ocorre é que dependendo do tamanho da decepção, o espelho da confiança pode se tornar frágil demais e não suportar mais os impactos. Uma traição, por exemplo, é suficiente para abalar as estruturas desse espelho e por que não, estraçalhá-lo.
Confiar é uma ação mútua. Costumo brincar que confiar é a 3ª Lei de Newton, onde para toda ação há uma reação. E se o relacionamento, seja ele qual for, é sincero, a confiança é a partícula inerente. E a 3ª Lei funciona à risca. Nesses relacionamentos não importa quais os erros e defeitos, somente a confiança interessa.
Se você viu o espelho da confiança se quebrar, das duas uma:
- o espelho só existiu para você, que confiou em quem não merecia sua confiança.
- o espelho existiu para ambas as partes, até resistiu por algum tempo, mas parece que para alguém esse relacionamento já deixou de existir.
Quando a confiança existe você se enxerga no outro. Seja ele o amigo, companheiro, namorado, marido, esposa, pai, mãe, irmão, enfim... Quando há confiança o espelho reflete a imagem de um relacionamento sem distorções.
Obs.: Pense bem, e veja se vale apena apostar em um espelho quebrado. Você não compraria um espelho assim, compraria? Mas também não se esqueça de que somente o arrependimento verdadeiro poderá ser capaz de construir um novo espelho, você saberá quando essa relação estará pronta para ser reciclada. Não se machuque tanto, nem sempre quem exige confiança é alguém confiável.
Pense nisso!
Roberta Amaro
Nenhum comentário:
Postar um comentário