" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

quinta-feira, 11 de junho de 2009

POIS AQUELE QUE É VENCIDO FICA ESCRAVO DO VENCEDOR


Após a leitura dessa passagem me lembrei do que alguém disse certa vez: “O segundo lugar é o primeiro perdedor”. Talvez quem proferiu tais palavras estava realmente insatisfeito com sua conquista. Pode ser que essa pessoa tenha sido vencida e o máximo que sobrou para ela foi um amargo segundo lugar.
Quando penso nesses dois fragmentos fico imaginando quantas vezes somos vencidos. Quantas vezes nos tornamos escravos. Quantas vezes não chegamos sequer no segundo lugar.
É verdade que somos seres surpreendentes. Nosso corpo pode estar sendo escravizado fisicamente e mesmo assim podemos ser livres no território da alma e da consciência. Aliás, esse é o tipo de liberdade que somente uma pessoa é capaz de nos tirar: nós mesmos. Quando as vontades do ego, da natureza sobem a pódio, o território antes livre, a mente, torna-se uma área escravizada. Nesse caso o cativo nunca estará no controle, e quando não estamos no controle... Certamente alguém ou algo estará por nós.
A verdade é única. O tempo passa e continuamos escravos, dos medos, dos desejos, dos pensamentos, dos erros, das falhas... – E parece que a lista não terá um fim – e assim tudo vai passando. Mas, até quando?
Quando queremos mudanças, a ordem é “sejam arduamente motivados por aquilo que anseiam”. Mas infelizmente só a motivação não funciona. É necessário algo maior. É necessária a fé. O SACRIFÍCIO. E muito mais do que isso, é preciso determinar a vitória, aquilo que se almeja, atentando-se para se conservar incólume no campo de batalha. Obviamente não é fácil, são inúmeras as barreiras principalmente se o alvo maior é NÃO SER VENCIDO.
Por experiência própria percebo o quanto que é difícil alcançar o primeiro lugar; não somente nas conquistas materiais, também nas espirituais. Contudo é possível vencer (e esse não é um discurso utópico).
Sei que tenho sido muito subjetiva até essa linha, pode ser que você nem tenha me entendido como eu queria. Só quero que saiba: todas as vezes que subi ao pódio ocupando o primeiro lugar, eu não subi sozinha. Até agora foram poucas vitórias, porém GRANDES VITÓRIAS. Todos os momentos que venci não foi porque o meu adversário falhou, mas porque DEUS lutou comigo. Quando alcanço uma vitória é Ele que sobe ao pódio do meu lado. Dessa maneira tenho conquistado os primeiros lugares, um de cada vez.
Caro amigo, se tudo para você não tem dado certo, se o que tem sobrado é um mísero segundo lugar, é porque você se enxerga lutando sozinho (a). A partir do momento que a sua vida estiver nas mãos de Deus, o espírito Dele estará contigo e você nunca mais se sentirá tão só. Essa atitude é a sua primeira e grande vitória.

Afinal não é o número de vitórias que constituem um vencedor e sim “QUEM” aquele que deseja vencer leva consigo para a guerra.




Roberta Gabriela Amaro 13/03/09

2 comentários: