" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

segunda-feira, 29 de junho de 2009

ESPAÇO DO GRUPO JOVEM


O texto a seguir não é de minha autoria. Este texto na verdade fez parte de um estudo realizado na reunião do GRUPO JOVEM de Sete Lagoas, da Igreja Universal do Reino de Deus no dia 27/06/09. Resolvi publicá-lo pois traz uma mensagem muito interessante e racional para os jovens. Espero que gostem! Boa leitura!



A ENCRUZILHADA DO ADOLESCENTE


Onde ocorrem os mais graves acidentes de trânsito? Nos cruzamentos! Sim, quando um carro se aproxima de um cruzamento as chances de se envolver em um acidente são multiplicadas. Veículos vindo de todas as direções, sinais de trânsito, pedestres atravessando a rua e etc. Um pequeno descuido e sua vida e a de outros estão em perigo.

Assim é a adolescência: uma encruzilhada.

Ela é um período de transito entre a infância e a fase adulta. É por isso que o jovem às vezes se porta ora como adulto, ora como criança. É um período de auto afirmação, ou seja, o jovem está se descobrindo e sente a necessidade de mostrar para si e para os outros a sua identidade. Para isso, muitas vezes ele é levado ao extremo em sua atitudes, tamanha é a necessidade de auto afirmação.

Daí é comum vermos adolescentes fumando, bebendo e procurando fazer coisas que possam dar ao mundo ao seu redor uma mensagem do tipo " Vejam todos como eu sei o que estou fazendo"! Sem dúvidas isso é muito prejudicial ao jovem.

É por essa razão que você, jovem de Deus, deve dar um passo a frente dos demais e reconhecer que sua vida é extremamente importante. Tudo que lhe envolve neste mundo tem grande influência em tudo que é e faz. Você é alvo de muitas coisas. Já percebeu que quase todos os jornais, revistas, e TV tem um programa ou uma matéria dirigidos especialmente para você? Já notou como em muitos dos anúncios e propagandas há um apelo todo especial para alcançar você? Por que isso? Porque você é explorado pela vunerabilidade, isto é pela facilidade de atender esses apelos. Porque o jovem em geral, não quer ser diferente de seus companheiros. Ele quer se sentir "na onda" juntamente com todos. Então ele veste aquela roupa da moda, usa os sapatos da moda, canta aquela música do momento, assiste ao filme que todos estão comentando... Por isso é um alvo: todos querem chegar até ele, cativá-lo e fazê-lo chegar até aquele determinado caminho.

É por isso que o traficante de drogas procura ganhar a simpatia do jovem para depois torná-lo um dependente. Então amigo leitor, pode imaginar o adolescente como aquela ovelha solitária, perdida entre lobos famintos, cada um quer um pedaço. Mas o que tem o jovem de tão valioso assim que há uma disputa para alcançá-lo?

O Apóstolo João já sabia: "...Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes..." 1 João 2.14. Exatamente isso! E quem está interessado nessa força? O diabo obviamente. Porém muito mais está Deus em que os jovens de ambos os sexos se façam disponíveis em suas mãos para que Ele possa utilizar toda essa força e energia em favor de sua obra.


PARA PENSAR...


" Quando estiver num cruzamento pense, observe, espere, reflita, verifique o que está fazendo, faça a escolha certa. Acidentes acontecem e alguns podem ser irreversíveis. O fato é que a maioria deles podem ser evitados, assim não perca o foco a direção certa dirija sua vida assim como um veículo: CONSCIENTE."



" Fique atento às escolhas, escolher errado sabendo o que é certo não é inteligente."



" Lembre-se, podem existir muitos caminhos, contudo somente um nos leva até DEUS: a FÉ."


Nenhum comentário:

Postar um comentário