" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

quinta-feira, 7 de julho de 2011

SOBRE SALOMÃO





Quem lê a história de Salomão, na Bíblia, certamente percebe a forte evidência do poder, das honras e das riquezas que possuíra.



Salomão era filho de Davi, sim o mesmo que derrotou o gigante Golias em outros tempos passados. Então, Salomão era filho de Davi e por herança recebeu tudo o que um dia o seu pai recebera de Deus. Herdou o reino e fora coroado rei de Israel não por merecimento, apenas por herança. Evidente, tudo o que Salomão possuia não havia sido tomado por esforço até ali. Rico desde o berço, esperavasse que Salomão passasse desapercebido na história ofuscado pelos próprios bens e pela pompa que o cercava. Todavia o que se observa na história do rei Salomão excede toda a riqueza herdada por ele. Salomão surpreendeu a Deus.



Pode-se imaginar a pressão ao qual fora submetido quando coroado rei de Israel e o tamanho dos desafios que enfrentou nos meses que precederam a morte de Davi. A Bíblia diz que Salomão fortaleceu-se no seu reino, não pela preparação que tivera, pelas instruções e tão pouco pela autoridade do nome do seu pai. Davi era morto, e Salomão era forte porque o SENHOR, Deus era com ele.



Agora eu pergunto, o que se pode esperar de quem herda tudo? Uma grande riqueza, um forte reino... nada mais lógico do que usufruir dos benefícios herdados certo? Não, pelo menos para pessoas como Salomão. Ele até podia gozar dos benefícios, mas esses um dia poderiam se esgotar. Então Salomão sacrificou. Sim, Salomão estava aparentemente numa situação confortável, tudo parecia certo, porém o espírito que pulsava era o da fé.



Creio que pela fé inteligente Salomão raciocinara que tudo que lhe fora dado por herança era fruto do sacrifício de outrem, no caso seu pai. E se havia nele o desejo de ser rei de Israel ele tinha que andar com as próprias pernas. Ele tinha que sair da sombra de Davi. Em outras palavras ele precisava se sacrificar para obter muito mais do que Davi um dia obtivera. É muito forte a visão de Salomão. Ele não almejava ser igual ao pai, ou apenas administrar o que herdou. Ele queria mais, Salomão era diferente e precisava fazer a sua própria história.



E assim foi feito.






"Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o SENHOR, sobre o altar de bronze que estava na tenda da congregação e ofereceu sobre ele mil holocaustos." (2Cr 1:6)






Sem sacrifício não há sucesso, e esse espírito de fé fez de Salomão o maior rei que Israel já teve em todos os tempos. E se você por curiosidade ler na íntegra a história de Salomão verá que ele fez vários outro sacrifícios para se manter nessa posição.






Amanhã falaremos mais a esse respeito!



Até lá!



Pense nisso!



Roberta Amaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário