" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O TERMÔMETRO DA CASA





Aquele foi de fato um dia estressante. Ninguém pode imaginar todas as adversidades que ela precisou enfrentar e os problemas que se empenhou em solucionar naquele dia de trabalho.




Tudo bem que toda sua competência e responsabilidade foram essenciais para resolver as coisas, ou melhor, a maioria delas. Mas é que sempre fica um problema aqui e outro se erguendo logo alí. O cansaço torna-se monstruoso, quanta tensão... Como ela se sente? SOBRECARREGADA. E olha que ainda são sete da noite e todos os afazeres domésticos estão lá pendentes. Depois de um trânsito intediante ela se prepara para o segundo "round".




É, as mulheres conseguiram. Alcançaram um espaço na sociedade, o respeito, uma profissão, o poder de escolha mas se esqueceram do essencial: de se prepararem para isso. O resultado é um desequilíbrio desastroso e uma falta de tempo para tudo.




Depois de um dia de trabalho ainda precisam cuidar da casa, dos filhos, da alimentação, compras do mês, ajudar nas tarefas escolares, o cardápio da semana, as roupas, o lanche das crianças... Ufa! E ainda dar atenção para o marido. Tudo bem que há companheiros (numa triste estimativa, um pequeno número) que são eficientes e sensatos e ajudam nas tarefas. Todavia são uma minoria, e as mulheres sobrecarregadas são quase 98% em todo o mundo.




Em alguns casos a situação fica tão insustentável que a volta para casa torna-se quase um martírio, parecido com a saída para o trabalho. Daí ao invés de uma família unida e estável tem-se construído lares cada vez mais problemáticos. Tudo porque o termômetro da casa não sai dos 40 graus. Um estado febril que caso não tratado pode culminar em uma morbidez aguda.




Não adianta omitir, a mulher será sempre o termômetro de uma casa. A figura da mulher no relacionamento familiar é tão importante que se ela está bem toda a casa se acalma, agora quando ela está mau a casa toda declina. O estado de espírito da mulher interfere, influi na família inteira. Repare que a casa reflete bem as características de quem a mantém.




É claro que não estou limitando o sucesso de uma casa, ou de um lar a esposa. Estou apenas afirmando que a participação da mulher para o resultado final é determinante. O homem, o parceiro ou caso prefira o companheiro, possui também sua responsabilidade, já que ele é o cabeça. E assim como um depende do outro, o sucesso do lar depende dos dois e daquilo que cada um representa na relação.




O papel feminino, a índole, o caráter de uma mulher são aspectos fundamentais. A sua organização, sua eficiência e sua capacidade de se doar são inalienáveis. Há coisas que somente a mulher é capaz de fazer, o estado de espírito, o clima e o aspecto sadio de uma casa são algumas dessas coisas.


A mulher sábia não é perfeita, mas sabe muito bem o que deve ou não fazer. Reconhece como as coisas dependem dela e que existem algumas tarefas intransmissíveis que somente ela com sua sabedoria pode realizar. Ela pode estar demasiadamente cansada, todavia admite que quem fez a escolha de se delegar tantas tarefas foi ela mesma. Se as pessoas ajudam, ótimo! Porém ela não desiste, o desânimo pode vir mas ela fica forte. Não adianta reclamar, chorar, fazer-se de vítima, nem muito menos se isolar no mundinho "ninguém me entende".


O melhor que uma mulher deve fazer nesses casos é buscar sabedoria em Deus. Ele orienta a mulher, mostra no que ela tem errado e as atitudes que ela deve adotar e agregar em sua vida para se sentir realizada.


Bom, não me assusta você não acreditar que pode, você ao menos tem tentado. Buscar a solução em Deus não é lorota, demagogia ou utopia religiosa. Aliás, eu detesto todas aquelas ideias de que a religião pode mudar alguma coisa. A religião destrói, isso sim. Vai observar a vida de uma dessas beatas por aí, há sucesso em tudo no lar delas?


Deus não é religião, suas palavras e orientações são sabedoria para a alma. Somente abrindo a sua mente para as orientações da sua palavra você será capaz de ser uma mulher controlada e eficiente em tudo. Sua casa estará na temperatura ideal, você verá que até mesmo seus filhos passarão a ajudá-la.


Busque a DEus e você verá os resultados.


Mas talvez você esteja preocupada demais com todos os seus insucessos que não tem nem tempo para resolver isso com a direção de Deus, não é?


Bom, sabe o que acontece com um termômetro clínico quando a temperatura do meio excede os 40 graus? Ele estoura, não suporta a tensão, a caloria.


Diagnóstico: HIPERTERMIA


Resultado: uma casa em demência e um termômetro quebrado.


Não aceite caminhar para esse desfecho.


A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba. (Pv 14:1)


Pense nisso!

Roberta Amaro















Nenhum comentário:

Postar um comentário