" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

terça-feira, 31 de maio de 2011

FOLHAS SECAS






Aqui perto de casa tem uma árvore, uma espécie de médio porte, exótica e ao mesmo tempo muito comum na região. Em tempos de primavera ela floresce pouco. Sua vantagem num verão frutífero? Nada de frutos, apenas uns metros quadrados de sombra instântanea por dia e uma dura semente sem utilidade, impercebível.


Desapercebida, seria mais uma árvore em meio a tantas outras na rua certo? Não, errado. Pelo menos não para mim. Hoje meus olhos estiveram despertos para o que aconteceu com essa árvore.


No hemisfério sul, quase sempre a seca e a baixa umidade acentuam-se na transição outono inverno. Em tempos como esse uma faísca se alastra com facilidade e numa tarde dessas um pequeno foco de fogo queimou folhas e gravetos debaixo daquela árvore. Uma grande parte da copa também foi atingida pelo calor das chamas. Várias folhas secas caíram e outras ainda permanecem no galho, mesmo já não fazendo parte da árvore. Com o tempo, o vento tem se encarregado de trazer todas elas ao chão. Há muitas delas para cair e logo quando todo processo for concluído certamente novas folhas nascerão e a recuperação será notória.


É exatamente assim o processo que conduz uma pessoa a encontrar-se verdadeiramente com Deus. Antes de conhecer a Deus todos somos como essa árvore. Desapercebidos aos olhos de muitos. Com poucas flores, só há espaço para o vazio e a solidão, e os frutos quando nascem, se é que nascem, não possuem valor tão pouco utilidade.


Inseridos num escaldante deserto abrimos o coração ao Senhor Jesus, Ele entra redime todos os pecados, limpa toda sujeira acumulada nas raízes e assim a árvore aprende a usar todos os recursos que possui para resistir à seca.


A água é a fé inteligente que nutre cada sonho e hidrata cada célula da árvore.





..." Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raíz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova..."


(Jó 14:7,8,9)




Daí vem o fogo, o Espírito Santo e queima todas as folhas ruins, aquelas que impedem o crescimento da árvore. O fogo é o poder de Deus e as folhas secas atingidas por ele são obrigadas a caírem imediatamente.




..."prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias, mágoas..."


(Gl 5: 19, 20, 21)




Algumas outras folhas secas insistem em ficar nos galhos, e essas mesmo mortas, somente o vento será capaz de eliminar. Os ventos são como as experiências da fé, aquelas que tornam possível o amadurecimento espiritual e que com forte ímpeto estão constantemente viabilizando o renovo da árvore.




..."e, para dar lugar ao novo, tirareis fora o velho."


(Lv 26:10)




E quando enfim a árvore se recuperar por completo e em suas folhas novas o eterno verde vier alegrar nossos olhos veremos a diferença entre ela e as demais.




E quanto aos frutos... bom, certamente a árvore por aqui continuará com as suas duras sementes, todavia aquele que conhece ao Senhor os seus frutos já não são mais os mesmos.




..." Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio."


(Gl 5:22,23)




Pense nisso!




Roberta Amaro


Nenhum comentário:

Postar um comentário