" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

sábado, 18 de setembro de 2010

QUANTO VALE A SUA AMIZADE?



Havia chegado o momento, a hora da mudança. Minha família toda reunida e um turbilhão de sensações. A vontade de buscar um novo espaço, novas oportunidades e o receio da distância, meus avós, amigos, colegas, escola, casa, a cidade em que nasci...
Passar por uma mudança não é fácil e quando ela acontece dentro de nós é mais complicado ainda. Todavia, a mudança a que me refiro não é interior e sim aquela que dói por duas razões: o tempo e a distância.
Lá se vão pouco mais de 4 anos que me mudei de cidade. E hoje, olhando para essas fotos, sinto falta delas, minha primeiras amigas. Saudades daquele primeiro círculo afetivo de amizade que todos nós construímos na infância. Um círculo que por um motivo ou outro se desfaz...
Muita coisa mudou todo esse tempo e somente a saudade parece insistir em permanecer imutável... É assim, quando a distância se assenta as coisas mudam. A amizade não acaba, mas a distância requer um enorme esforço das pessoas para mantê-la. Alguns procuram por meio de cartas, emails e ligações aliviar o peso da saudade, ... enquanto que outros simplesmente preferem deixar suas amizades do jeito que ficaram, no passado. E é muito triste ver um relacionamento ruir, seja ele qual for.
Estou certa de que na maioria das vezes a vida é dura, nos falta tempo para tudo. São tantos planos, metas, tarefas, deveres... mas é que de vez em quando é preciso parar e pensar. Afinal somos nós quem decidimos se investimos ou não nas pessoas que amamos e apreciamos.
Não importa o significado maravilhoso que as nossas amizades tenham tido no passado, se elas não forem constantemente investidas e nutridas, permanecerão no passado e de nada servirão para nosso presente.
Na verdade o que quero dizer com todo esse texto é que você é o grande responsável por escolher em que relacionamentos deve investir. Existem pessoas muito especiais que passam em nossas vidas, mas também tem aquelas insubstituíveis e preciosas demais para deixá-las congelarem no tempo.
Não precisa ter dinheiro, fama, reconhecimento e Ph.D para investir nas pessoas que amamos. E quando alguma dessas coisas é determinante é porque o verdadeiro relacionamento não existe.
Tire um tempo para as pessoas que você ama e aprecia. Isso vale muito pra mim também. Sei que estou em falta com algumas pessoas... Diga o quanto essa pessoa é especial, mesmo apesar da distância, caso ela exista.
Siga o exemplo do Grande Amigo que você tem a seu lado todo o tempo, mas que às vezes se esquece disso. Deus é um grande amigo, ele nunca esquece de nós. Que possamos seguir o Seu exemplo e toda inspiração que Ele nos oferece. E Ele tem me inspirado muito!
Afinal, o que vale mais para você, uma bela fotografia do passado ou um relacionamento que permanece ainda hoje?
Pense nisso!

Um comentário:

  1. Quanto tempo essa foto hein?!
    Tem hora que bate uma saudade... bom seria se o tempo não tivesse nos afastado... pelo menos ainda temos boas lembranças!
    Espero que possamos estar próximas novamente, em breve =)
    Jéssica

    ResponderExcluir