" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O QUERER E O PRECISAR...



Há um momento na vida que se quer muito ser. A gente se esforça para isso, desgasta-se e luta. Aprende, estuda, entende que seguir regras e padrões é limitante e algumas vezes necessário.

Para SER, ou melhor, quando se quer ser há de se sacrificar por isso. Degustar o amargo de alguns fracassos e do fel de algumas batalhas. Quando se quer ser cai-se várias vezes, mas levanta-se outras tantas, o quanto for preciso...

Muitos aspectos importam, muitas pressões afligem. O tempo não oferece concessões, passa, sempre passa, nunca na velocidade e no compasso desejado. A espera é confiança, outras vezes inação. Uma bomba relógio a explodir de tédio.

Aqui as célebres palavras do filósofo são invertidas: SER EIS A QUESTÃO!

Querer ser depende do eu, mas também depende dos outros, das oportunidades, do momento e quem sabe até da sorte ( embora para quem acredita e se alicerça em Deus, ela definitivamente não existe).

O querer ser traduziria uma vida inteira, não fosse um dia no por vir que você percebe que apenas querer ser não basta, é preciso ser. E precisar ser depende só de mim.

Esse dia chegou hoje em minha vida, tão simples e ao mesmo tempo complexo e paradoxalmente claro.

Passa-se a vida querendo ser, seja o que for:

Ser o filho exemplar, o primeiro da classe, o primeiro no vestibular, o melhor profissional, o melhor amigo, o melhor pai, a melhor mãe. Ser o mais famoso, o mais rico, mais popular; o mais bonito e magro, o mais bem vestido. O melhor para si próprio, melhor do que os outros.

Assim seguimos, tal qual cego em corda bamba, no nosso pequeno cosmo individual e egoísta.

QUERER SER é o pensar em mim.

PRECISAR SER é o pensar no outro.

Querer ser não é errado, não é pecado. É uma busca pela satisfação pessoal e nada além disso. O problema está quando a vida e o sentido dela se resume a isso. Quando esqueço e perco a noção e o entendimento de que tantos outros precisam de mim. Precisam que eu seja todos os dias.

Mesmo que eu seja e desempenhe funções simples e desapercebidas pela grande maioria. Eu preciso ser...

Roberta Amaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário