" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

domingo, 23 de setembro de 2012

O ESPELHO DA CONFIANÇA



Você confiou, apostou e "quebrou a cara". 
É bem essa a expressão. 
Pensou que pudesse contar com aquela pessoa, acreditou na sua aparente fidelidade, criou um monte de expectativas, esperou por elas e ... de nada adiantou. A decepção foi inevitável. 

Bem, na verdade, quem se quebrou foi ele: o espelho da confiança.

E quando o espelho da confiança se quebra, você pode até querer juntar os pedaços, porém ele jamais refletirá a mesma imagem de antes.

Confiar não significa esperar do outro perfeição, nem muito menos acreditar que nunca irá se decepcionar. As pessoas nos decepcionam, mas o contrário também acontece. O que ocorre é que dependendo do tamanho da decepção, o espelho da confiança pode se tornar frágil demais e não suportar mais os impactos. Uma traição, por exemplo, é suficiente para abalar as estruturas desse espelho e por que não, estraçalhá-lo.

Confiar é uma ação mútua. Costumo brincar que confiar é a 3ª Lei de Newton, onde para toda ação há uma reação. E se o relacionamento, seja ele qual for, é sincero, a confiança é a partícula inerente. E a 3ª Lei funciona à risca. Nesses relacionamentos não importa quais os erros e defeitos, somente a confiança interessa.

Se você viu o espelho da confiança se quebrar, das duas uma:
- o espelho só existiu para você, que confiou em quem não merecia sua confiança. 
- o espelho existiu para ambas as partes, até resistiu por algum tempo, mas parece que para alguém esse relacionamento já deixou de existir.

Quando a confiança existe você se enxerga no outro. Seja ele o amigo, companheiro, namorado, marido, esposa, pai, mãe, irmão, enfim... Quando há confiança o espelho reflete a imagem de um relacionamento sem distorções.

Obs.: Pense bem, e veja se vale apena apostar em um espelho quebrado. Você não compraria um espelho assim, compraria? Mas também não se esqueça de que somente o arrependimento verdadeiro poderá ser capaz de construir um novo espelho, você saberá quando essa relação estará pronta para ser reciclada. Não se machuque tanto, nem sempre quem exige confiança é alguém confiável.

Pense nisso!

Roberta Amaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário