" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

segunda-feira, 31 de maio de 2010

TRUQUES DE MAQUIAGEM




1 – Pele mate
As peles mistas ou oleosas exigem cuidados especiais. A limpeza e a hidratação são indispensáveis. A aplicação de toneladas de pó para “apagar” o brilho é um erro. Existem produtos que neutralizam o excesso de oleosidade. Utilizar uma base oil free, leve e mate é regra a seguir escrupulosamente.



2 – Corrector
É indispensável em qualquer bolsa de maquilhagem devido às suas múltiplas funções: camufla imperfeições cutâneas – couperose, sinais, pequenas borbulhas, olheiras… – e todas as zonas de sombra do rosto. Mas não só. Pode ser utilizado como base das sombras dos olhos ou como substituto do lápis de contorno dos lábios.
O segredo está em escolher o tom certo, que deve ser um pouco mais claro que a pele, nunca mais escuro. A aplicação do corrector com um pincel é o gesto correcto.



3 – Blush
Deve fechar com chave de ouro qualquer maquilhagem, seja ela simples ou sofisticada. Muitas vezes, os pincéis fornecidos com o blush são demasiado planos, pequenos e ásperos. Deve optar por um modelo bastante felpudo e arredondado. Antes de fazer a aplicação do blush, não esqueça um gesto simples mas obrigatório: bater levemente o pincel sobre um toalhete. Como fazer a aplicação? Simples. Faça “boca de peixe” e aplique o blush na zona das maçãs do rosto que fica côncava. Esbata com um movimento de baixo para cima. Prefira os tons rosa, mais fáceis de aplicar e muito em moda nesta estação. Os tons fúchsia podem, quando mal aplicados, estragar um visual.
Acessórios: Os pincéis de maquilhagem devem ser de boa qualidade. Os preços variam e a dificuldade reside na escolha. M.A.C., Lancôme, Helena Rubinstein e Sephora são sinónimo de segurança e qualidade.



4 – Os olhos
A simplicidade é a regra de ouro, especialmente para quem se inicia na arte de maquilhar. Para dar às pálpebras um aspecto “esfumado”, recorra a um lápis preto, do tipo khol. Aqueça a ponta do lápis na palma da mão. Faça dois traços junto à raiz das pestanas superiores e esbata-os com a ponta do dedo ou cotonete.




5 – Sombra
Quando se utiliza uma sombra pela primeira vez, a tendência é para cometer alguns exageros e erros. Evitá-los é simples.


• Passe ligeiramente o pincel sobre um toalhete antes de aplicar a sombra


• Aplique uma cor clara sobre toda a pálpebra e, junto às pestanas, uma sombra mais escura


• Se, na aplicação das sombras, ultrapassar a arcada superior ou inferior dos olhos, não se assuste. Apague o excesso com um cotonete embebido em desmaquilhante


• Se as sombras “empastarem” ao longo do dia, espalhe-as suavemente com a ponta dos dedos, caso não tenha um pincel à mão



6 – Eyeliner
A maior dificuldade na aplicação do eyeliner é conseguir maquilhar os dois olhos de forma simétrica. Existe um pequeno truque para eliminar este problema: utilize um eyeliner de feltro em vez de um pincel e faça uma marca no canto externo do olho, no ponto exacto onde o traço deve terminar. Depois, com o cotovelo assente sobre uma mesa, faça um ponteado na base das pestanas. Em seguida, una esses pontos com um traço. O resultado é perfeito.



7 – Máscara
A primeira regra a ter em conta ao adquirir uma máscara é a sua qualidade, devido à sensibilidade da zona em que vai ser aplicada – as pestanas, verdadeiras “persianas” dos olhos. A segunda, substituí-la frequentemente – de dois em dois meses –, não só por motivos de higiene mas também porque têm tendência a secar. Aplique a máscara sempre a partir da base das pestanas. Repita a aplicação passados 45 segundos. Se as pestanas ficarem coladas, separe-as com um pequeno pente metálico.



8 – Bâton
Os lábios têm tendência a secar, pelo que a aplicação regular de um bâton ou bálsamo hidratantes é fundamental. Para os manter uniformes e suaves, recorra a uma esfoliação semanal com um produto específico. É fundamental fazer o contorno dos lábios com um lápis cuja cor se aproxime o mais possível do tom do gloss ou do bâton que se pretende aplicar, pois evita que o bâton migre para fora dos lábios. Escolha as cores com cautela. Se tiver dúvidas, peça a ajuda de um profissional.



Segredos das top models



James Kaliardos, make-up artist de L’Oréal Paris, revela alguns segredos de beleza das famosas:


• Para um efeito lifting. Esbata uma sombra escura sobre metade da pálpebra, na direcção das têmporas, e aplique uma cor clara na outra metade, até ao canto interno do olho


• Para tornar os olhos maiores. Na dobra da pálpebra superior, trace uma linha horizontal com uma sombra escura, esbatida, de dentro para fora, e ilumine o canto interno do olho com uma sombra irisada clara


• Para um olhar fatal. Aplique uma sombra bastante escura (preta ou cinzenta, de preferência) junto à base das pestanas e esbata, esbata até obter o efeito fumado. É a chave do êxito… e da sedução. Dizem



Yes you can!
Yannick Vaudry, make-up artist da Yves Saint Laurent, deixa algumas sugestões:


• Nos olhos: aposte nas cores mate e luminosas, use o eyeliner com conta, peso e medida


• Na face: utilize os pós bronzeadores com moderação. O importante é ter um ar natural e saudável


• Nos lábios: invista em tonalidades primaveris, abertas e frutadas, e nas texturas acetinadas. O rosa é rei em todas as suas nuances



A evitar
Existem cores e texturas a evitar, especialmente quando as técnicas de aplicação não são dominadas.


• Nos olhos: as sombras nacaradas que ampliam as rídulas


• Na face: o efeito terracota que empalidece e as texturas nacaradas que acentuam as imperfeições


• Nos lábios: definir o contorno com cor diferente do bâton utilizado





Fonte: Revista Máxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário