" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

SINCRETISMO RELIGIOSO, TÔ FORA!!! NÃO ENTRE NESSE ENGANO!


O Brasil é um país no qual o sincretismo religioso aparece sistematicamente. Tudo indica que essa cultura de fusão religiosa, o sincretismo, está associada à história do país desde a barbárie colonização portuguesa. Há quem diga que toda essa "mistureba", com o perdão da palavra, seja uma indentidade cultural e nacional. Contudo, que a oposição me perdoe, esse tal de sincretismo religioso é uma verdadeira "balela", é fé alicerçada no mais vil dos enganos, a religião.



A religião nunca tirou ninguém da lama, muito pelo contrário, quem se agarra nela mais se atola no lamaçal. Puro radicalismo. A religião sempre reprimiu no Brasil e em outras partes do mundo milhares de pessoas. O que falar da ridícula idéia de que a pobreza deve ser aceitada como uma provação de Deus? É verdade, quer dizer que só os pobres são filhos de Deus e que ser rico é pecado. Faça-me rir! Desse jeito me diga quem vai querer levar uma vida miserável? Agora o que dizer do patrimônio e da riqueza do Vaticano? E das igrejas adornadas de ouro? Percebe a contradição?



Toda essa bagunça não podia resultar em nada pior. No Brasil os leigos e confundidos por todo esse sincretismo são católicos e frequentam o candomblé, são espíritas e participam de missas. E o que falar das festas que não se sabe para quem é a homenagem, para o santo ou para o congado. E a tão misteriosa marçonaria? Se fosse bom todo mundo saberia o que é, não acha?



Em matéria de religião não há povo mais confuso. Até no Oriente Médio, berço das três maiores religiões do mundo, não há situação semelhante. Lá você é cristão, judeu ou muçulmano. O meio termo não existe. É claro que muita gente irá falar da tolerância religiosa. Muito bem, é lógico que esse tipo de tolerância está longe de existir no Oriente Médio, mas no Brasil apesar de se apostar tanto nessa tolerância eu acredito que ela não existe realmente.



Não quero defender nada, muito menos qualquer tipo de religião. Apenas considero que existe uma falta de identidade, e não falo só do Brasil, falo das pessoas individualmente. Um pouco de discernimento é sempre necessário. É o que eu acho!



Porém aqui vai minha opinião, pois pelo menos liberdade de expressão nós temos. Sou a favor da fé pura e inteligente em um único e poderoso Deus. Uma fé que não deseja e nem pratica o mal contra o próximo, muito pelo contrário, é essa fé que tem feito de mendigos grandes empresários, do cativo um livre e vencedor. Não tenho religião e não compactuo com qualquer tipo de sincretismo. Sou cristã e acredito que Jesus Cristo é o Senhor. Podem me chamar do que quizerem. A minha fé é única, não sigo outros caminhos. Essa é a FÉ INTELIGENTE. Nela eu acredito.



Quem gosta de se enganar, fazer o quê? Continue no engano



" O pior cego é aquele que tem olhos para enxergar e mesmo assim não vê".

Por isso levanto a bandeira "sincretismo religioso, tô fora!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário