" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ESTUDO DA EPÍSTOLA DE TIAGO


OS PECADOS DA LÍNGUA E O DEVER DE REFREÁ-LA



Quem é capaz de dominar a própria língua? Somente quem a domina pode controlar todo o corpo. Assim sendo controla a própria vontade sempre que preciso.


Certa vez o Senhor Jesus disse que aquilo que sai da boca é que contamina o homem, ou seja, aquilo que fala a língua. Neste capítulo 3 o apóstolo Tiago escreve sobre a língua que é fogo. Apesar de ser um pequeno órgão do corpo humano, se não dominada pode por em brasas uma grande selva. O que sai de dentro do homem, mais precisamente as palavras pronunciadas, podem abençoar abundantemente uma vida, como também podem amaldiçoar uma vida inteira.


O homem natural não é capaz de dominar sua língua. Tal homem vive pela fé natural, portanto controlar as vontades e até o que falar é quase que impossível. Somente o homem que vive a fé sobrenatural pode dominá-la; o homem que é constituído desse tipo de fé pode dominar tudo, inclusive a própria vontade, sabendo sempre o que falar e quando falar. A bíblia discorre sobre este tipo de questão também em outras passagens como estas a seguir:

“A vossa palavra seja sempre agradável temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. Cl: 04,06”

“O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína”. Pr: 13,03”

Nenhum comentário:

Postar um comentário