" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ESTUDO DA EPÍSTOLA DE TIAGO




A FÉ SEM OBRAS É MORTA

É interessante que nesta passagem a palavra OBRAS quer dizer na verdade ATITUDES, ou seja, para melhor entendimento o título seria “A FÉ SEM ATITUDES É MORTA”.



O capítulo inicia-se com uma indagação, a respeito da fé que salva. Não há proveito em dizer que se tem fé, quando essa não é materializada em obras. E logo verifica-se um exemplo que ilustra muito bem isso: se algum irmão está necessitado de comida, e você manda-o ir em paz e se fartar, não lhe dando o necessário, não há proveito em sua ação.



Semelhantemente acontece com a fé. A fé é o irmão necessitado, e a comida as obras. Assim como aquele que tem fome precisa do alimento para se satisfazer, também a fé precisa das obras para ser manifestada. Não é a fé que manifesta as obras, mas são as obras que manifestam a fé.



A fé pura só existe quando há atitudes, e são essas atitudes que professam o tamanho da fé.



Enganam-se os que leigamente acreditam que o simples fato de se crer em Deus como único criador dos Céus e da Terra, constitui-se um ato de fé. Tal crença não quer dizer absolutamente nada, crer em Deus e acreditar que Ele existe até os demônios o fazem. Só crer não acrescenta nada na vida de ninguém, isso porque a crença tem que estar imbuída da fé prática.



Se eu digo que amo alguém, eu preciso lutar por esse alguém, caso contrário de nada serve o sentimento de amor que digo sentir por essa pessoa.



Sabe quando que Deus tem a certeza de que O amamos? Quando dependemos somente dele, quando acreditamos na vitória e agimos a fé, quando as obras da fé nos justificam.



Quer exemplo maior de amor para com Deus como o de Abraão? Não é por menos que ele foi e ainda é conhecido como o “PAI DA FÉ”. Sua história é marcada por confiança e muito sacrifício. A comunhão de Abraão com Deus foi tão grande que quando Deus lhe pediu o seu único filho, aquele que o próprio Deus havia lhe dado, Isaque, Abraão não hesitou e disse “eis-me aqui”. Quem conhece a história desse homem sabe que foi pelas obras que ele foi justificado. Tanto que o próprio Deus não permitiu que ele entrega-se Isaque como sacrifício, e fez dele o pai de uma grande nação. Abraão viu seu grande sonho se realizar, por meio da fé com atitudes ele teve uma grande descendência.



A fé só surte efeito quando há uma certeza e uma consciência sã para com a palavra de Deus. Uma pessoa só pode ser justificada pelas atitudes de fé que toma e não pela fé que professa ter só de palavras. Por isso Abraão foi chamado “AMIGO DE DEUS”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário