" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A PESSOA CERTA

Bom, aqui estou para dar seguimento ao assunto da última postagem.

Embora a questão pareça comum a muitos não há uma fórmula universal para resolvê-la, principalmente se tratando de algo tão individual como escolher o certo para você. E em se tratando de sentimentos há uma peculiaridade em cada relacionamento. O certo não quer dizer perfeito, o certo é no máximo ideal. O que acontece é que a grande maioria das pessoas quando entendem o que é ideal para elas já estão dentro de uma relacionamento conturbado e repleto de crises. Talvez se houvesse um pouco mais de paciência e observação não seria tão doloroso assim. Mas o que frequentemente ocorre são decisões tomadas no calor da emoção e quando os hormônios potencializam aquele aparente "estar apaixonado", nada parece importar e o errado acaba por ser aceito sem maiores problemas.

Se pensássemos mais chegaríamos a uma conclusão bem clara de que somos nós os verdadeiros culpados todas as vezes que a pessoa certa parece inalcançável ou utopia de filmes românticos. E aí quando tudo se complica e a sensação de impotência nos faz perder as esperanças, surge a solução. 

A solução é VOCÊ. Isso mesmo e vamos entender  exatamente o porque.

Primeiro é necessário compreender o seguinte:

"PARA ENCONTRAR A PESSOA CERTA, PRIMEIRO EU PRECISO SER A PESSOA CERTA PARA ALGUÉM."

Essa é a premissa maior de quem quer encontrar o parceiro ideal e que lhe fará feliz.

Já está mais do que na hora de acabar com o empecilho que comumente complica os relacionamentos, o famoso "o problema é o outro."

"Ele é grosso demais.""Insensível e incapaz de compreender o que eu quero, ele está sempre me irritando.""É ela quem complica nossa relação.""É sempre a imaturidade dela o motivo das nossas brigas e discussões."

Esses são alguns comentários que geralmente os casais utilizam. E utilizam sem pensar, o que acaba afastando o que realmente procuram. Uma forma, iludida certamente, de se fazer de forte e deixar bem claro que se deu errado ou se nada aconteceu não foi culpa minha.

O problema muitas vezes não é o outro, frequentemente o problema chama-se você.


As mulheres tem fama de serem exigentes, mas na verdade a fama seria de exageradas por presumirem que um homem ideal deve ser perfeito. Só que como todos sabem não há perfeição.


Se você pergunta o que um homem deve ter, vem aquela lista "singela":


"Tem que ser alto, bonito, inteligente, ter olhos claros, ser sensível, romântico, educado, compreensível, tem de amar a família"; e ... por aí vai. 

 Agora, se o contrário fosse feito. Se mudássemos de estratégia. Se primeiro cada um começasse a pensar em se tornar alguém melhor. O discurso seria mais ou menos assim, para ambos, homens e mulheres:


"Eu preciso ser maduro(a), agradável, compreensivo(a); quero estar pronto(a) para saber compartilhar sonhos, projetos, objetivos, enfim uma vida com outra pessoa. Tenho que pensar no quanto o relacionamento dependerá da tolerância e da cumplicidade que eu estarei disposto(a) a investir."


Assim a preocupação em me tornar melhor afasta toda frustração por não encontrar alguém "perfeito". Trabalhando em mim tenho plenas chances de me realizar como pessoa.


E não há nada mais atraente do que uma pessoa bem definida e realizada consigo mesma. Disposta a ceder para fazer o outro feliz.


E isso só a pessoa certa é capaz de enxergar.


Pense nisso!


Roberta Amaro


Obs.: Nos próximos dias estarei falando sobre algo que todo mundo adora, falarei sobre o AMOR. E quem não gosta de ler e falar sobre amor hein? Então não perca, é só aguardar e passar por aqui. Até lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário