" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

sábado, 19 de fevereiro de 2011

SAIA DO "STANDBY"


" Há garotos que crescem achando que vão se firmar em um futuro distante, e há outros que estão prontos para se casar assim que conhecem a pessoa certa. Os primeiros me deixam entediada, principalmente porque são patéticos; e os outros, francamente, não são tão fáceis de encontrar. Mas, é nos "sérios" que estou interessada, só que leva tempo para encontrar alguém assim, e por quem eu também me interesse. Quer dizer, se a relação não consegue sobreviver no longo prazo, por que é que vou investir meu tempo e minha energia em algo que não vai durar?"
(Trecho do livro : A ÚLTIMA CANÇÃO - Nicholas Sparks)
Quando eu li esse trecho do livro me lembrei do vídeo cassete que tem aqui em casa. Há algum tempo ele só ficava ligado na tomada e conectado na TV, curtindo o famoso modo "STANDBY". Era cômodo e prazeroso eu confesso, tê-lo alí sempre pronto para satisfazer a nossa necessidade, a qualquer hora. Uma comodidade se não fosse os amargos zeros acrescentados a conta de energia no fim do mês. É, o "stanby" pode ser perigoso e amargo e ainda sugar a sua grana. Para quem não sabe, o modo "standby" funciona da seguinte forma, o aparelho eletrônico fica ligado sem operação, em estado de espera, todavia gastando energia. Ou seja, sem estar sendo útil ele consome como se estivesse ligado.
Mas o que tem haver o vídeo cassete em "standby" e esse trecho do livro? Eu diria tudo! Ou melhor, a comparação ideal para fazê-lo entender que às vezes desligar-se da tomada seja a solução mais inteligente.
Eu sei que não é tão fácil associar seres humanos a um simples aparelho eletrônico. Seria o mesmo que comparar o invento ao seu inventor, mas tente, faça um esforço para compreender isso, e perceba as semelhanças.
Você é um vídeo cassete. Sim, um vídeo cassete em "standby" quando...
Quando gasta seu tempo e sua energia investindo em relacionamentos e pessoas descompromissadas, que não valem a pena;
Quando gasta sua juventude em momentos instantâneos de pura bagunça e coisas erradas;
Quando sai à noite e numa única balada fica com várias pessoas diferentes;
Quando cria ilusões acerca de coisas impossíveis e imcompatíveis com você;
Quando envolve-se com pessoas que seguem caminhos contrários ao que você decidiu trilhar.
Você é um vídeo cassete em "standby" investindo energia em algo que não é verdadeiro, gastando seu tempo em escolhas inúteis e momentos que não durarão mais do que uma noite. A única diferença é que a consequência maior disso você não sentirá no bolso, e sim na alma.
"STANDBY" - Não está em uso útil, você não obtêm benefícios por isso e ainda paga um alto preço, pois a energia continua sendo gasta e certamente não será reaproveitada.
Curtir o modo "standby" pode num primeiro momento despertar prazer, felicidade, alegria e uma série de sentimentos passageiros que nessas circunstâncias não se alicerçam a longo prazo.
A melhor decisão é aquela que tivemos que tomar com relação ao vídeo cassete: DESLIGUE-SE DA TOMADA. Guarde, economize energia para as situações oportunas, para a pessoa certa, na hora certa.
Não é fácil esperar pelo certo, mas optar pela decisão certa é simples. No caso do vídeo, ecologicamente correto.
Você não precisa do modo "standby"! Planeja seu futuro pautado nos valores precisos e quando alguém especial aparecer e você tiver a plena certeza, ligue a tomada do vídeo e assistam juntos a um bom filme.
Seja feliz!
Pense nisso!
Roberta Amaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário