" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

sábado, 25 de agosto de 2012

TUDO ESTÁ DANDO ERRADO



Quase sempre, “tudo está dando errado” é mais uma maneira de pensar ou ver a situação do que a realidade. Para “tudo” estar dando errado, você praticamente teria que acabar morto, e de forma trágica. Mas provavelmente, nesse momento, você tem muitas coisas boas na sua vida e muitas outras dando certo.

O problema é que quando você entra num estado psicológico e emocional que afirma “tudo está dando errado”, seu cérebro pára de buscar soluções e passa a focar apenas no que está realmente dando errado. Daí, a sensação é de desespero, pois a cada momento você vê algo que não está bem e aquilo reforça ainda mais o seu estado mental.

Faça um teste. Olhe ao seu redor agora, onde você está, e note todos os lugares e objetos que tenham a cor azul. Pare de ler agora e faça esse teste. Procure todos os azuis que você puder aí onde está. Depois volte aqui.

….

Você percebeu o que aconteceu? Você deu uma ordem ao seu cérebro: “buscar cor azul”. Imediatamente, ele deu ordem aos seus olhos e eles começaram a reparar aquilo que você não estava nem notando há apenas um minuto atrás. Talvez você encontrou dois, três, cinco ou mais lugares com essa cor.

O que isso mostra? Uma verdade muito poderosa:

Nós apenas enxergamos o que queremos enxergar.

Por isso, se você fica repetindo para si mesmo “está tudo dando errado”, é só isso que você vai ver.

Uma melhor alternativa é você começar a notar que nem tudo está errado; ainda há muitas coisas boas e certas na sua vida. E em seguida, dar ordem ao seu cérebro para buscar a solução para o problema. Daí observe o que acontece.

Nosso cérebro é muito obediente. Cuidado com o que você manda ele fazer.


Renato Cardoso



Nenhum comentário:

Postar um comentário