" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

sábado, 30 de outubro de 2010

QUANDO...


Quando o cansaço chegar e o desânimo à fé tentar se apossar;
Quando a dor da alma for insuportável por conta de um amor não correspondido;
Quando as palavras de cobrança aumentarem a solidão e trouxerem o pavor de ficar só;
Quando a dúvida trouxer ameaça de morte e o medo insistir em ficar; quando as preocupações impedirem o sono;
Quando os amigos faltarem e os inimigos aumentarem; quando avalanches de acusações e infâmias se levantarem;
Quando preso nas teias das injustiças for impedido de se mover;
Quando a ferida do passado se abrir no presente; quando o desespero tomar conta e pensar que é o fim;
Quando as portas estiverem fechadas e não houver nenhuma luz no final do túnel;
Quando tudo parecer perdido, e até as orações soarem como palavras vazias jogadas ao vento; Quando não houver esperança em mais ninguém deste mundo, O Espírito Santo é a Resposta.
Ele tem sido comigo há 46 anos. Ele tem sido o Substituto de Seu Filho na vida dos que Lhe são fiéis.
Ele também quer ser com você.

Edir Macedo

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A PACIÊNCIA


"Estamos sempre dizendo em PERDER A PACIÊNCIA como se estivéssemos num contínuo exercício para mantê-la."

Roberta Amaro

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A CIRCUNFERÊNCIA, A LINHA, E O ALCANCE DAS PALAVRAS NO INFINITO



Sempre pulsou em mim uma vontade particular: escrever sobre o que significa as palavras e o próprio escrever.

Hesitei todas as vezes...

O medo de ser redundante, retórica, falar sobre o nada e não dizer nada. Que isso não despertaria o interesse das pessoas. Bem, é que não há como explicar, nem mesmo como descobrir e perscrutar aonde elas, as palavras, emanam. Ora sorrateiras, ora em impetuosos grilhões...

Mas o que é inexplicável, se compara. E foi quando não mais hesitei.

Uma linha. O que é uma linha? Uma linha é uma curva no infinito. E essa curva num infinito maior ainda vira uma circunferência, que num infinito maior ainda vira...? NADA, é isso mesmo não vira nada. Continua sendo um circunferência, que eu só consigo enxergar o centro, porque as bordas estão tangenciando um infinito afora. Longe do alcance dos meus olhos.

Sei que é meio doida essa minha teoria. E eu também achei o mesmo quando um ex mestre e professor certa vez me disse que uma curva pode ser uma linha num infinito qualquer. Coisa de Física! O que não é a minha praia. Minha teoria chega a ser tão complicada que quem já não gosta de escrever, depois disso vai odiar. Ou melhor, é capaz de nunca mais ler meus textos. Mas calma, nada de ser radical. Para você que não vê razões nessas palavras, eu as ofereço agora!

A verdade é que quando você escreve há um dueto, cérebro e caneta. O papel é mero coadjuvante. Todos estão na agulha do compasso, por sinal centro dessa circunferência.

Depois que as palavras estão no papel elas não lhe pertencem mais. Serão de quem as lê, de quem ousar pronunciá-las ou raciociná-las. Você nunca sabe quem fará isso.

De repente todo o aglomerado de ideias da sua mente, armazenadas no seu córtex, em questão de tempo, fará parte de outras mentes e transitará por outros córtex. O que não significa que elas serão aprovadas, reprovadas, compreendidas ou esquecidas.

Enquanto as palavras existirem maior será a circunferência. Você perderá a visão das bordas. Num compasso de raio infinito... esse será o alcance.

" As palavras são linhas que num infinito curvam-se num ponto qualquer! "

Roberta Amaro

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SOBRE AS ÁGUAS


A sensação de estar sobre as águas...
Algo inexplicável e humanamente falando impossível. Uma experiência única descrita em Mateus 6.49. Fico pensando qual seria o significado que Jesus teria naquele momento para expressar aos seus seguidores;
Ninguém mais pode vivenciar o que aqueles discípulos vivenciaram junto ao Mestre. A intenção de Jesus não era de mostrar-se aos seus seguidores, Ele tinha um plano com toda aquela demonstração. Jesus não queria que Pedro se sentisse superior a natureza e mais forte do que a força daquelas águas. Ele queria que seu discípulo enfrentasse todos os seus medos e fosse o que era realmente. Andando sobre as águas e mesmo em meio a uma tempestade em alto mar, Pedro soube que daquela forma ele precisava se conservar. Confiante e fiel não somente com as pessoas mas para com Jesus e consigo mesmo.
Antes que alguém questione, é fato que Pedro errou em negar Jesus, mas antes de negar Aquele que sempre confiou nele, ele negou a si mesmo. Foi contrário a tudo o que acreditava, perdeu-se e ficou sob as águas. O que não o impediu de estar sobre ela novamente mais tarde e escrever um inteligente livro da Bíblia.
Vejo que tudo é possível ao que crer...
E trazendo para os nossos dias digo: para os dias que antecedem o dia 31/10/2010, data em que teremos que votar em uma pessoa que irá governar nosso país, que o sobre as águas traz um significado único. O "sobre" quer dizer por cima, enquanto que o “sob” significa submerso, ou escondido. Quando os políticos terão a coragem de colocar sobre as águas todo o seu caráter, a sua vida e suas verdadeiras convicções? Quando vão parar de se colocarem um acima do outro? Até quando vão querer se justificar passando um idéia de perfeição que na verdade não existe? Para que o eleitorado possa ter a certeza de que estará votando certo... os políticos não podem estar sob as águas, mas sobre elas. Muitos ainda não chegaram na superfície, estão atolados em situações inadmissíveis e que todos conhecemos muito bem. Os intervalos viraram a hora do ringue um tentando dar o golpe final no outro. A propaganda eleitoral virou um horário de justificativas quanto a calúnias, ao invés de se apresentar as propostas de governo.
Neste dia 31/10/2010, eleitor, não vá confundir "Sobre" com "Sob".


Pense e vote no "Sobre", ou pelo menos naquele que conseguir chegar até a superfície da água.

Pense nisso!


Texto: Ronaldo Amaro


Adaptação: Roberta Amaro

E O CLIMA NOS INTERVALOS...

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

18 de Outubro - DIA DO MÉDICO / E O SONHO QUE O GOVERNO NÃO CONSEGUE ALIMENTAR


Primeiramente gostaria de cumprimentar aos médicos nesse dia 18 de outubro. Parabéns a todos os profissionais que encontram na profissão o sacrifício prazeroso de cuidar de vidas. Minha sincera admiração.



Atrás do sonho de exercer um ofício tão tradicional e importante como a Medicina, existe um outro sonho que particularmente faz ou já fez parte de um médico. O sonho de salvar vidas e cuidar dos que não tem tantos recursos assim. Um sonho que infelizmente se perde, e se perde sozinho nos longos anos de estudos.

Quando opta-se pela profissão e logo no início da faculdade a grande maioria dos estudantes pensam assim, querem se formar e trabalhar na saúde pública. No começo todos querem transformar o cenário caótico dos hospitais públicos, com aqueles corredores frios, lotados e permeados de muita dor e revolta. Todavia, é só se formarem para o sonho virar uma utopia. O desejo de utilizar todo o conhecimento e capacitação profissional em prol da saúde pública é substituído pelo atrativo das especializações e as suas consistentes remunerações.

Os profissionais não têm culpa. Todos temos o direito de buscar melhores empregos, melhores condições de trabalho e um padrão de vida melhor num país que... bem você sabe. E a situação é aquela que conhecemos, formam-se milhões de médicos e faltam milhões de médicos na rede de saúde pública em todo o país.


Um país que remunera mais quem julga do que quem salva vidas e cuida para o bem estar dessas vidas, só pode estar assim mesmo: doente.


QUE UM DIA ESSE SONHO POSSA SER REALIDADE! E O NOSSO GOVERNO SAIBA O QUE PRIORIDADE...


Pense nisso!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

VIVA NA CONTRAMÃO


A razão sufoca a insegurança,

A fé irriga os sonhos,

E os sonhos...


Bem, os sonhos nascem e se realizam no tempo de Deus.


Quem espera em Deus não se enfada,

A espera nesse caso significa certeza.


Não importa o que você é hoje

E muito menos o que pensam sobre você,


A contramão pode ser a saída do labirinto...


Siga Aquele que te nutre,

Alimente a verdadeira fé que te guia.


Para Ele não há final,

Você verá a eternidade!


VIVA NA CONTRAMÃO DESSE MUNDO!

DEUS É A DIREÇÃO!


Pense nisso!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O EFEITO DO INDIVIDUALISMO EM NÓS


Daqui a um mês será realizado em todo o território nacional o ENEM 2010 (Exame Nacional do Ensino Médio). E nesse clima de reta final optei por fazer uma análise das provas anteriores, mais especificamente a prova de redação.
Confesso que apesar do meu forte apreço pela escrita, sinto-me angustiada com uma prova que embora tenha hoje um valor de seleção muito maior, ainda insiste no banal e no pouco específico no que se refere aos temas da prova discursiva.
A moda do ENEM sempre foi aquele modelo básico, tipo o tradicional jeans e camiseta. DISCUTA, ELABORE ARGUMENTOS E DÊ SOLUÇÕES. E a angustia está aí: dar soluções. Exemplo, elabore soluções para o problema da saúde pública caótica e deficiente no Brasil. O interessante nesses casos é perceber que pouco se sabe de soluções nesse país. Até porque elas deveriam emanar dos incautos cérebros que elegemos de 4 em 4 anos, como eles não trabalham, apenas fingem isso muito bem, o povo desconhece as soluções e as que existem teoricamente já estão clicherizadas.
Daí vem o ENEM, elaborado pelos próprios órgãos do governo, pedindo, ou melhor, exigindo soluções do candidato na prova discursiva em 30 linhas. Ou seja, querem que façamos o que eles não conseguem fazer, PENSAR NELAS: AS SOLUÇÕES.
E olha, pensar nas soluções para os nossos problemas já dá um maior trabalho imagine nos dos outros, ou então solucionar os de uma nação inteira!
Eu não mereço isso!
Ninguém merece!
Se ao menos eles levassem a sério nossas propostas...
Mas não! É tudo calculado em uma nota máxima de 1000 pontos, que raramente alguns alcançam, tipo uns 30% dos que fazem a prova. Mas esse já é um outro assunto.
Você se mata para solucionar os problemas públicos e ganha 700 pontos. Eu desisto!
Como querer injetar em nós apenas com uma prova o sentimento de nacionalismo, fraternidade e a consciência cidadã de solucionar os problemas públicos?
Como conseguir um façanha desse calibre? Justamente nós, embebidos pelo espírito do individualismo apregoado pelo sistema capitalista nos quatro cantos desse mundo. Se é que esse mundo tem canto.
Obs: não questiono a credibilidade ilibada desse exame, apenas penso na contramão de quem o elabora. Para essa simples pensadora que vos escreve não se mede a capacidade de um candidato levando-o a pensar pelo governo e muito menos a arguir soluções clicherizadas que todo mundo tá cansado de saber, mas que nunca são feitas!
Pense nisso!

E O DILEMA TIRIRICA CONTINUA...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

E DEPOIS DAS URNAS...

POR FALAR EM TIRIRICA...

PICADEIRO NACIONAL


- Na câmara tem palhaçada?

- Tem sim senhor!

Um palhaço chegou no congresso. É o saldo das eleições para Depultado Federal no Estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país.

Com uma campanha debochada e regrada de humor, o candidato Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como Tiririca, foi eleito ao cargo de depultado no último domingo, 3 de outubro e primeiro turno das eleições 2010.

Tiririca não foi apenas eleito, ele foi o candidato a Depultado Federal mais votado em todo o país, nada mais do que 1.300.000 votos. Nem mesmo o próprio candidato acreditou no saldo da campanha.

A votação expressiva não passou de um protesto mau calculado, e que agora potencializa as palhaçadas políticas em Brasília. O resultado das urnas confirma a inexperiência e a falta de capacidade do povo em protestar frente as barbáries políticas brasileiras.

Assistindo ao espetáculo só resta a platéia saber: Tiririca é ou não é analfabeto?


Tiririca criou um bordão para sua campanha: "Tiririca, pior do que tá não fica."


Será? Já dizia Tomas Hobbes: "Não há nada tão ruim que não possa ficar pior." No quesito política definitivamente fico com Hobbes.


Só nos resta aguardar as cenas dos próximos capítulos...

Voto dado jamais será recuperado, mais 4 anos de palhaçada, agora com um profissional de carteirinha.

O SOL...











"O SOL SE PÕE TODOS OS DIAS, ENQUANTO AO SER HUMANO LHE PERECE DIFÍCIL A CONTEMPLAÇÃO."


"Doce é a luz, e agradável aos olhos, ver o sol." (Eclesiastes 11 - 7)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010