" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A CIRCUNFERÊNCIA, A LINHA, E O ALCANCE DAS PALAVRAS NO INFINITO



Sempre pulsou em mim uma vontade particular: escrever sobre o que significa as palavras e o próprio escrever.

Hesitei todas as vezes...

O medo de ser redundante, retórica, falar sobre o nada e não dizer nada. Que isso não despertaria o interesse das pessoas. Bem, é que não há como explicar, nem mesmo como descobrir e perscrutar aonde elas, as palavras, emanam. Ora sorrateiras, ora em impetuosos grilhões...

Mas o que é inexplicável, se compara. E foi quando não mais hesitei.

Uma linha. O que é uma linha? Uma linha é uma curva no infinito. E essa curva num infinito maior ainda vira uma circunferência, que num infinito maior ainda vira...? NADA, é isso mesmo não vira nada. Continua sendo um circunferência, que eu só consigo enxergar o centro, porque as bordas estão tangenciando um infinito afora. Longe do alcance dos meus olhos.

Sei que é meio doida essa minha teoria. E eu também achei o mesmo quando um ex mestre e professor certa vez me disse que uma curva pode ser uma linha num infinito qualquer. Coisa de Física! O que não é a minha praia. Minha teoria chega a ser tão complicada que quem já não gosta de escrever, depois disso vai odiar. Ou melhor, é capaz de nunca mais ler meus textos. Mas calma, nada de ser radical. Para você que não vê razões nessas palavras, eu as ofereço agora!

A verdade é que quando você escreve há um dueto, cérebro e caneta. O papel é mero coadjuvante. Todos estão na agulha do compasso, por sinal centro dessa circunferência.

Depois que as palavras estão no papel elas não lhe pertencem mais. Serão de quem as lê, de quem ousar pronunciá-las ou raciociná-las. Você nunca sabe quem fará isso.

De repente todo o aglomerado de ideias da sua mente, armazenadas no seu córtex, em questão de tempo, fará parte de outras mentes e transitará por outros córtex. O que não significa que elas serão aprovadas, reprovadas, compreendidas ou esquecidas.

Enquanto as palavras existirem maior será a circunferência. Você perderá a visão das bordas. Num compasso de raio infinito... esse será o alcance.

" As palavras são linhas que num infinito curvam-se num ponto qualquer! "

Roberta Amaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário