" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

terça-feira, 31 de maio de 2011

FOLHAS SECAS






Aqui perto de casa tem uma árvore, uma espécie de médio porte, exótica e ao mesmo tempo muito comum na região. Em tempos de primavera ela floresce pouco. Sua vantagem num verão frutífero? Nada de frutos, apenas uns metros quadrados de sombra instântanea por dia e uma dura semente sem utilidade, impercebível.


Desapercebida, seria mais uma árvore em meio a tantas outras na rua certo? Não, errado. Pelo menos não para mim. Hoje meus olhos estiveram despertos para o que aconteceu com essa árvore.


No hemisfério sul, quase sempre a seca e a baixa umidade acentuam-se na transição outono inverno. Em tempos como esse uma faísca se alastra com facilidade e numa tarde dessas um pequeno foco de fogo queimou folhas e gravetos debaixo daquela árvore. Uma grande parte da copa também foi atingida pelo calor das chamas. Várias folhas secas caíram e outras ainda permanecem no galho, mesmo já não fazendo parte da árvore. Com o tempo, o vento tem se encarregado de trazer todas elas ao chão. Há muitas delas para cair e logo quando todo processo for concluído certamente novas folhas nascerão e a recuperação será notória.


É exatamente assim o processo que conduz uma pessoa a encontrar-se verdadeiramente com Deus. Antes de conhecer a Deus todos somos como essa árvore. Desapercebidos aos olhos de muitos. Com poucas flores, só há espaço para o vazio e a solidão, e os frutos quando nascem, se é que nascem, não possuem valor tão pouco utilidade.


Inseridos num escaldante deserto abrimos o coração ao Senhor Jesus, Ele entra redime todos os pecados, limpa toda sujeira acumulada nas raízes e assim a árvore aprende a usar todos os recursos que possui para resistir à seca.


A água é a fé inteligente que nutre cada sonho e hidrata cada célula da árvore.





..." Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raíz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova..."


(Jó 14:7,8,9)




Daí vem o fogo, o Espírito Santo e queima todas as folhas ruins, aquelas que impedem o crescimento da árvore. O fogo é o poder de Deus e as folhas secas atingidas por ele são obrigadas a caírem imediatamente.




..."prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias, mágoas..."


(Gl 5: 19, 20, 21)




Algumas outras folhas secas insistem em ficar nos galhos, e essas mesmo mortas, somente o vento será capaz de eliminar. Os ventos são como as experiências da fé, aquelas que tornam possível o amadurecimento espiritual e que com forte ímpeto estão constantemente viabilizando o renovo da árvore.




..."e, para dar lugar ao novo, tirareis fora o velho."


(Lv 26:10)




E quando enfim a árvore se recuperar por completo e em suas folhas novas o eterno verde vier alegrar nossos olhos veremos a diferença entre ela e as demais.




E quanto aos frutos... bom, certamente a árvore por aqui continuará com as suas duras sementes, todavia aquele que conhece ao Senhor os seus frutos já não são mais os mesmos.




..." Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio."


(Gl 5:22,23)




Pense nisso!




Roberta Amaro


segunda-feira, 30 de maio de 2011

DE REPENTE ( Jack Jonhson )




All At Once




All at once
The world can overwhelm me
There's almost nothing that you could tell me
That could ease my mind
Which way will you run?
When it's always all around you
And the feeling lost and found you again
A feeling that we have no control
Around the sun
Some say it's going to be the new hell
Some say it's still too early to tell
Some say it's really ain't no myth at all
We keep asking ourselves
Are we really strong enough?
There's so many things
That we got too proud of
I want to take the preconceived
Out from underneath your feet
We could shake it off
Instead we'll plant some seeds
We'll watch them as they grow
And with each new beat
From your heart the roots grow deeper
The branches, well they reach for what?
Nobody really knows
But underneath it all
There's this heart all alone
What about is gone?
It really won't be so long
Sometimes it feels like a heart
Is no place to be singin' from at all
There's a world we've never seen
There's still hope between the dreams
The weight of it all could blow away
with a breeze
But if you're waiting on the wind
Don't forget to breathe
Cause as the darkness gets deeper
We're sinking so we reach for love
At least something we can hold
But I'll reach to you
From where time just can't go
What about when it's gone?
It really won't be so long
Sometimes it feels like a heart
Is no place to be singing from at all







De repente




De repente
O mundo pode me oprimir
Há quase nada que você possa me dizer
Que poderia acalmar a minha mente
Pra que lado você vai correr?
Quando está sempre tudo ao seu redor
E o sentimento o perdeu e o encontrou novamente
Um sentimento sobre o qual nós não temos controle
Em torno do sol
Alguns dizem que será o novo inferno
Alguns dizem que ainda é muito cedo para dizer
Alguns dizem que na realidade não é nenhum mito
Nós continuamos nos perguntando
Somos realmente fortes o bastante?
Há muitas coisas
Das quais nós nos orgulhamos demais
Eu quero tirar o preconcebido
De debaixo dos seus pés
Nós poderíamos nos livrar disso
E plantaremos algumas sementes no lugar
Assistiremos elas conforme crescem
E a cada nova batida
Do seu coração as raízes crescem mais profundamente
Os galhos, bem, eles crescem para alcançar o quê?
Ninguém realmente sabe
Mas debaixo de tudo isso
Há esse coração todo sozinho
O que há sobre for embora?
E realmente não demorará tanto
Algumas vezes é como se um coração
Não tivesse lugar para cantar apesar de tudo
Há um mundo que nós nunca vimos
Ainda há esperança em meio aos sonhos
O peso disso poderia derrotar tudo
Com uma briza
Mas se você está esperando no vento
Não esqueça de respirar
Porque equanto a escuridão fica mais profunda
Nós afundaremos até alcançar o amor
Pelo menos alguma coisa em que possamos segurar
Mas eu alcançarei para você
De um lugar onde o tempo simplesmente não pode ir
E quando for embora?
E realmente não demorará tanto.
Algumas vezes é como se um coração
Não tivesse lugar para cantar apesar de tudo

quinta-feira, 12 de maio de 2011

OLHAR DE DESCULPAS



Ontem ao chegar em um caixa de supermercado na cidade de Itaúna, percebi que a moça do caixa estava ocupada anotando algo, logo perguntei: "- Está funcionando?" E ela, sem se quer olhar em minha direção respondeu de forma áspera: "-Tá...". Permaneci ali parado por alguns segundos aguardando o atendimento, sem falar nada, até que a atenção fosse dada pela moça. Ao levantar a cabeça e finalmente olhar para mim logo percebeu que a sua resposta fora rude demais. Toda desconcertada e redimida com a situação, percebi que mesmo não falando nada, o seu olhar falou por si, ou seja, os olhos se renderam a dizer: "Desculpa".


Refletindo sobre esse fato, fico pensando na enorme necessidade que temos e que insistimos em não perceber. A necessidade de se interiorizar e entender que ninguém é igual, nem os dedos das mãos são. A percepção do arrependimento e o oferecimento do perdão, por mais simples que seja a situação faz toda a diferença.


Tolerância, e logo aquela técnica de contar até 10 não se faz mais relevante para que não haja a triste vontade de revidar.


A partir do momento que compreendermos que todos, sem exceção, são passíveis a erros e que sempre existirá espaço para proporcionar o perdão, conseguiremos ser melhores nessa vida. Mesmo que as desculpas sejam traduzidas por meio de gestos ou através de um olhar.


As palavras podem não sair, mas o corpo por si fala.

E precisamos da sensibilidade apurada para entendê-lo!



Pense nisso!


Ronaldo Amaro 07/04/2011

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ONDE ESTÁ A SUA FORÇA?



Seria cômico se não fosse trágico. Olhar para a imagem acima e saber que esta tem sido a situação em que muitos seres humanos tem vivido.

Que as ressalvas sejam entendidas, não estou chamando ninguém de burro, cavalo ou animal. Apenas afirmo que esta situação irracional se assemelha a vida que muitos tem levado.

O não pensar é lastimável, não para os animais, e sim para aqueles aos quais essa gloriosa habilidade é conferida, porém não utilizada.

E o que fazer quando alguém não conhece a força que tem?

Se o animal soubesse a força que possui não se submeteria a qualquer tipo de jugo, tão pouco aceitaria a empáfia de seus opressores. Na ausência de raciocínio e discernimento a prostração é notória, a acomodação leva a cegueira e uma simples e leva cadeira torna-se um grande obstáculo de ferro invencível. Estarrecedor a ponto de fazê-lo se tornar imóvel, encurralado, neutralizado.

As cadeiras da religião, da hipocrisia, das enfermidades, das maldições e fracassos amordaçam, prendem e imobilizam tantas mentes pelo mundo. O resultado são vidas miseráveis, apáticas, de sofrimento latente. As algemas da dúvida e da amarração infiltram-se pelas mentes vazias e atrofiadas. Mentes que não conhecem, não sabem encontrar a força.

Quando não se conhece a força que tem, rende-se ao jugo do diabo neste mundo. Torna-se um animal no cabresto, presa fácil para ser escravizado.

E só existe uma forma de se livrar desse jugo: A REVOLTA INTELIGÊNTE

A revolta aliada a fé verdadeira. Quando a pessoa revolta-se contra sua situação de amarração e utiliza-se da fé inteligente no Senhor Jesus, fica liberta das cadeias do pensamento.

Tem nova vida, não aceita ser aprisionada e usada como um animal. Sabe que pode ser livre e usar a força, antes desconhecida, para ser feliz e lutar contra tudo.


A SUA FORÇA ESTÁ NA SUA REVOLTA!


PROMESSA DE DEUS QUANDO LIBERTOU O POVO HEBREU DA ESCRAVIDÃO


Andarei entre vós e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo. Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para que não fôsseis seus escravos; quebrei os timões do vosso jugo e vos fiz andar eretos. (Lv 26: 12,13)


LIBERDADE EM DEUS


Os meus olhos se elevam continuamente ao SENHOR, pois ele me tirará os pés do laço. (Sl 25:15)


Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. (2 Co 3:17)


De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. ( Ga 4:7)



Pense nisso!


Roberta Amaro/RGA

terça-feira, 10 de maio de 2011

O QUERER E O PRECISAR



Há um momento na vida que se quer muito ser. A gente se esforça para isso, desgasta-se e luta. Aprende, estuda, entende que seguir regras e padrões é limitante e algumas vezes necessário.

Para SER, ou melhor, quando se quer ser há de se sacrificar por isso. Degustar o amargo de alguns fracassos e do fel de algumas batalhas. Quando se quer ser cai-se várias vezes, mas levanta-se outras tantas, o quanto for preciso...

Muitos aspectos importam, muitas pressões afligem. O tempo não oferece concessões, passa, sempre passa, nunca na velocidade e no compasso desejado. A espera é confiança, outras vezes inação. Uma bomba relógio a explodir de tédio.

Aqui as célebres palavras do filósofo são invertidas: SER EIS A QUESTÃO!

Querer ser depende do eu, mas também depende dos outros, das oportunidades, do momento e quem sabe até da sorte ( embora para quem acredita e se alicerça em Deus, ela definitivamente não existe).

O querer ser traduziria uma vida inteira, não fosse um dia no por vir que você percebe que apenas querer ser não basta, é preciso ser. E precisar ser depende só de mim.

Esse dia chegou hoje em minha vida, tão simples e ao mesmo tempo complexo e paradoxalmente claro.

Passa-se a vida querendo ser, seja o que for:

Ser o filho exemplar, o primeiro da classe, o primeiro no vestibular, o melhor profissional, o melhor amigo, o melhor pai, a melhor mãe. Ser o mais famoso, o mais rico, mais popular; o mais bonito e magro, o mais bem vestido. O melhor para si próprio, melhor do que os outros.

Assim seguimos, tal qual cego em corda bamba, no nosso pequeno cosmo individual e egoísta.

QUERER SER é o pensar em mim.

PRECISAR SER é o pensar no outro.

Querer ser não é errado, não é pecado. É uma busca pela satisfação pessoal e nada além disso. O problema está quando a vida e o sentido dela se resume a isso. Quando esqueço e perco a noção e o entendimento de que tantos outros precisam de mim. Precisam que eu seja todos os dias.

Mesmo que eu seja e desempenhe funções simples e desapercebidas pela grande maioria. Eu preciso ser...

Para Lupy quem joga a bolinha amarela para ele buscar quantas vezes forem necessárias;

Para Tita quem prepara suas refeições diárias;

Para Max quem deixa-o correr pela grama até se cansar e gastar todo estoque de energia;

Para Eduarda a irmã mais velha chata que auxilia de alguma forma nas matérias complicadas;

Para meus pais simplesmente uma filha que os orgulhe;

Para os leitores dos meus blogs uma modesta escritora no anonimato;

Para DEUS, Quem verdadeiramente importa, eu preciso SER O QUE ELE QUER!



E você o que precisa SER hoje? Então seja!



Pense nisso!



RGA/ Roberta Amaro

sexta-feira, 6 de maio de 2011

EU ESPERO QUE VOCÊ ENCONTRE...

I Hope You Find It
Miley Cyrus







I Hope You Find It

These clouds are going nowhere, baby
Rain keeps coming down
I just thought I'd try to call you, baby
For you've gone too far outta town
And I hope that you get this messages that I'm leavin' for you
'Cause I hate that you left without hearing the words that I needed you to
And I hope you find it,
What you're looking for
And I hope it's everything you dreamed your life could be
And so much more
And I hope you're happy, wherever you are
I wanted you to know that
And nothing's gonna change that
And I hope you find it
"Am I supposed to hang around and wait forever?"
Last words that I said
But that was nothing but a broken heart talking, baby
You know that wasn't what I meant
Call me up, let me know that you got this message that I'm made for you
'Cause I hate that you left without hearing the words that I needed you to
And I hope you find it,
What you're looking for
And I hope it's everything you dreamed your life could be
And so much more
And I hope you're happy, wherever you are
I wanted you to know that
And nothing's gonna change that
And I hope you find it
Whatever it is out there that you were missing here
And I hope you find it,
What you're looking for
And I hope it's everything you dreamed your life could be
And so much more
And I hope you're happy wherever you are
I wanted you to know that
And nothing's gonna change that
(No, no, no)
And I hope you find it
I hope you find it
Mmm,
Ooh.





Eu Espero Que Você Encontre


Estas são as nuvens não estão indo a lugar algum,baby
Chuva continua caindo
Eu apenas pensei que eu ia tentar ligar para você, baby
Por que você ficou muito longe da cidade
E eu espero que você receba essa mensagem que eu estou deixando para você
Porque eu odeio quando você vai embora sem ouvir as palavras que eu precisava que você escutasse
E eu espero que você encontre
O que você está procurando
E eu espero que tudo isso que você sonhou da sua vida possa acontecer
E muito mais
E eu espero que você esteja feliz, onde quer que você esteja
Eu queria que você soubesse que
E nada vai mudar isso
E eu espero que você encontre
Eu deveria ficar ao redor e esperar para sempre?
Últimas palavras que eu disse
Mas isso não era nada, mas um coração quebrado falando, baby,
Você sabe que não é o que eu quis dizer
Chame-me, deixe-me saber que você chegou a esta mensagem que estou deixando para você
Porque eu odeio quando você vai embora sem ouvir as palavras que eu precisava que você escutasse
E eu espero que você encontre
O que você está procurando
E eu espero que tudo isso que você sonhou da sua vida possa acontecer
E muito mais
E eu espero que você esteja feliz, onde quer que você esteja
Eu queria que você soubesse que
E nada vai mudar isso
E eu espero que você encontre
Seja o que for lá fora, que estava faltando aqui
E eu espero que você encontre
O que você está procurando
E eu espero que tudo isso que você sonhou da sua vida possa acontecer
E muito mais
E eu espero que você esteja feliz, onde quer que você esteja
Eu queria que você soubesse que
E nada vai mudar isso
(não,não,não)
E eu espero que você encontre
Eu espero que você encontre
Mmm,
Ooh.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

PALAVRAS DO PENSAMENTO



Já reparou o quanto falamos enquanto pensamos? Sim, o quanto falamos no pensamento sem se quer ter aberto a nossa boca, sem se quer ativar as cordas vocais...

Geralmente julgamos de forma que ninguém possa saber.

Amamos sem sermos correspondidos, simulamos o que falar, mas acabamos ficando mudos e nunca pronunciamos as palavras que anseávamos que fossem ouvidas.

Mantemos sentimentos contidos na garganta. E não se expressar às vezes nos custa muito... Em algumas situações a nossa própria felicidade.

Mas temos também os momentos de reflexão, como agora, eu nesse momento escrevo e vos falo por meio e com o auxílio de um teclado. E você , por meio da leitura se vê em um mundo de palavras para serem analizadas e refletidas. Tudo em silêncio, no doce jogo do pensamento.

E temos aquele nosso momento com Deus. Geralmente a noite, pois acaba sendo o que nos restou de um dia bom ou ruim, um dia vencido. Um momento que precisa ser praticado e assim, mesmo não abrindo os lábios os nossos pensamentos estarão alí, ligados a Ele, e Ele nos manterá fortalecidos.

Certa vez ouvi uma frase que dizia assim: "Mantenha o silêncio em sua boca." E de fato na maioria das vezes o melhor a ser feito é se calar e abraçar os pensamentos. Falar em pensamentos, porque essas palavras podem não ser ouvidas mas jamais passarão desapercebidas aos ouvidos de Deus...

O Criador nos escuta e nos fala em espírito e silêncio.


RONALDO AMARO 07/04/2011



quarta-feira, 4 de maio de 2011

SENTIR UM VAZIO



Certo dia estava lendo um livro em que o personagem expressava o grande vazio que sentia. Logo me vieram na lembrança os vazios que já havia sentido nesta vida, mas que eu nunca me dei conta de que eram vazios, "sentir um vazio".



Acredito que o amadurecimento adquirido junto com os anos tem possibilitado uma reflexão profunda acerca de tudo o que aconteceu no passado, e até mesmo sobre o que ainda acontece no presente.



Hoje por exemplo, aqui escrevendo senti um vazio, não por escrever mas por pensar para quê estivesse escrevendo... por que eu precisava me expressar por meio da tinta e do papel.



Contudo percebi que a escrita não é para expressar palavras belas e sim o amadurecimento contido nos meus anos de idade.



Por incrível que pareça no blog da minha filha tem uma frase de sua autoria que identifica e fala sobre isso: "Escrever é amadurecer com as próprias ideias."



Quando se dispuser a fazer algo, faça, desde que não seja nada de errado. Faça mesmo que venha contrariar as pessoas que gosta, faça para Deus. Algo que te proporcione prazer, não permita que o vazio invada o seu ser, pois foi Deus que te fez assim... Cheio e repleto



de ideias, mesmo que elas não tenham sido colocadas em prática;



de sentimentos, mesmo que não tenha expressado todos eles;



e de ação, mesmo que a inércia de outras pessoas venha agir contra você.



Enfim se algum dia se sentir assim, com um vazio, sinta-se cheio de sede para fazer algo realmente importante.



O vazio não existe quando temos dentro de nós a certeza de estarmos repletos pelo o Espírito Santo de Deus...






RONALDO AMARO 24/02/2011



segunda-feira, 2 de maio de 2011

DAR O PASSO...




Dar o passo, iniciar o processo e deixar que Deus se encaminhe do resto...




O que é de nossa inteira responsabilidade temos a obrigação de fazer, seguir até o limite, até certo ponto do processo que só Deus poderá interceder.




É nesse momento que dizemos: agora está nas mãos de Deus, só Ele pode resolver... ficamos na total dependência.




Coloque-se dependente dAquele que nunca irá lhe abandonar. Ele em sua infinita bondade sempre nos responde com a vitória e no momento certo.








Ronaldo Amaro 13/04/2011