" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

quinta-feira, 28 de abril de 2011

ALGUNS PROBLEMAS DO ATEU

Eu não desrespeito o ateu. Ao contrário, acho que há muito ateu mais perto de ser cristão do que muitos que se dizem seguidores de Cristo.


Normalmente, a pessoa é ateia por não conseguir processar algumas questões da vida e da fé por meio de seu intelecto. É compreensível. A vida é cheia de perguntas que nem a fé consegue responder. E, por isso mesmo, a fé se torna necessária para a vida. Fé e inteligência são duas irmãs, não duas inimigas.


Recentemente, um ateu usou um artigo de uma revista para justificar sua falta de fé em Deus. O artigo questionava a validade da Bíblia como um texto inspirado por Deus. Sem entrar em detalhes aqui, o artigo dizia que a Bíblia foi escrita do ponto de vista de seus autores, segundos seus próprios interesses, e que por isso não é confiável como um guia de vida para todos.


Não vou entrar no mérito dessa afirmação mal-informada. Afinal, nenhum cristão consciente crê que a Bíblia foi escrita por Deus, mas sim por homens mesmo. Mas, ao invés de dobrar essa esquina, eu gostaria de colocar outros pontos, talvez mais relevantes, para qualquer ateu considerar.


(Antes de prosseguir, um parêntese: normalmente, por trás do esforço fenomenal de todo ateu em querer “provar” que Deus não existe, que a Bíblia é errada, etc. está um medo de que no final das contas ele mesmo esteja errado. Porque se ele estivesse tão convencido assim, não estaria nem aí para a Bíblia.)


Bem, vamos ao assunto.


A Bíblia não é o único nem o maior problema do ateu. Ele pode dizer o que quiser da Bíblia. Porém, ele tem questões mais importantes, extra-bíblicas, que não consegue responder, como:
- Se Deus não existe, de onde vem o nosso sentimento natural, tão forte, de certo e errado? Por exemplo, quando vemos uma pessoa sendo assaltada ou agredida, temos um forte sentimento de injustiça, e de até querer ajudar a vítima. Por quê?


- Quando duas pessoas estão discutindo, sempre ouvimos coisas do tipo: “O que você acharia se eu fizesse o mesmo com você?” “Esse assento é meu, eu estava aqui primeiro” “Mas você prometeu…” “Eu dei um pouquinho do meu, por que você não me dá um pouquinho do seu?” O que essas perguntas mostram não é que apenas uma pessoa está chateada com a outra, mas sim que o comportamento observado de alguma forma não adere a um certo padrão de comportamento que o reclamante espera que o agressor conheça e obedeça. Que padrão é esse? Que lei é essa?


- O ateu não sabe de onde isso vem. Um ser puramente animal não se preocuparia com questões de certo ou errado. Porém, esse sentimento de decência humana é comum a todos os povos, desde os primórdios da humanidade. De onde vem esse sentimento de decência, de justiça, que não necessita ser ensinado?


- Outro problema do ateu é que apesar de essa lei existir dentro de cada ser humano, nenhum de nós consegue obedecê-la. Todos nós quebramos nossos próprios princípios. Nós não nos comportamos, a todo tempo, como esperamos de nós mesmos e dos outros.
Então, parece que o ser humano passa por um dilema: há uma lei dentro dele da qual ele não consegue se livrar, de jeito nenhum e, ao mesmo tempo, ele mesmo não consegue sempre obedecer a essa lei.


A Bíblia oferece respostas convincentes a esse dilema. Mas, é claro, primeiro o ateu tem que vencer o preconceito que ele tem contra esse Livro, para então pegar nele e descobrir o que diz a respeito.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

QUANDO PUDERES CRER
















Quando Puderes Crer









Uma lágrima que rola e cai




As vezes fala muito mais




Fala mais que uma linda oração




À Deus.





Se há pedras no caminho




Faz um altar no coração




E entregue alí a sua petição




À Deus.





Me estenderei pra você passar




Eu serei a ponte sim




Pra você chegar




Te levantarei como a águia faz




Bem alto como o sol




Confessa e vai.





REFRÃO:








O ceu irá torcer por você




Ninguem vai poder te deter




O teu sonho não pode morrer




O ceu irá torcer por você




Até o impossível vai acontecer




Quando puderes crer.




terça-feira, 26 de abril de 2011

A PROCURA



" Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele."



( 2 Cr - 16.9 )






Procurar, estar em busca, esforçar-se para encontrar o que se perdeu, ou o que nunca se achou.



Todo mundo já esteve a procura um dia, seja daquele simples objeto que se perdeu, seja daquele ideal nunca encontrado. E em todos os casos, os sentimentos despertados são quase sempre unânimes. Uma enérgica alegria quando a busca encerra-se por encontrar o que se procurava. Ou uma consternação profunda pelo não encontrar...



Hoje, lendo essa passagem bíblica, fico a imaginar os olhos de Deus percorrendo toda a Terra a procura... Um misto de todos os sentimentos envolve o Criador todos os dias, todas as noites, pelo simples e grandioso fato de Ele estar sempre a procura.



Não lhe parece magnífico saber que Deus procura todos os dias alguém em quem confiar, alguém que ele possa guardar o coração, alguém que possa fazer forte, intrépido, alguém que possa ser DEle para sempre...



Deus procura os que se deixaram perder pelos próprios erros e aqueles que nunca se deixaram achar.



Deus busca, procura, acha, mas é você que precisa deixá-lo o encontrar.



Deixe-se encontrar por Ele!



Encontrar-se com Deus é por fim na maior de todas as procuras...






Pense nisso!



Roberta Amaro

sábado, 23 de abril de 2011

PRESSÁGIO



Ouvindo o silêncio de uma tarde, princípio de outono, carregado de lembranças e resquícios de um verão. O verão passou, o tempo passou... e a pergunta é se eu realmente esperava. Esperava, previa? Acho que sim, algumas outras vezes que não.


Daqui 10 anos o que será? Terá sua aparência denunciado o tempo que lhe escorreu por entre os dedos? Estará viajando, trabalhando, caminhando pela rua? Num escritório, lendo um livro... estudando, conversando com amigos, amando a pessoa certa. Escrevendo algumas palavras, talvez... Seria possível filhos? Buscando na escola, brincando com eles ao findar do dia. Terá você, nesses 10 anos, conhecido Quem realmente importa? Terá o seu relacionamento com Deus se estreitado mais e mais? Você se enxergará melhor depois de uma década?

Bem, há uma década talvez eu não projetaria o que me tornei agora. É quase sempre saudável projetar a vida, mas esquecemos um conjunto de variáveis que mudam tudo, ora para melhor, ora para... aquelas situações em que arregaçar as mangas e escalar a montanha torna-se inevitável.

Hoje aos 19 sinto-me feliz. Com algumas idéias realizáveis, um punhado de conquistas solidificadas e outra porção de planos por se realizar.

Um presságio aos 9 anos, mesmo com todos os equívocos e todas as interferências de um mundo ainda infantil, alimentou em mim desejos e planos que vi e vivi para realizar. Conhecer a Deus e ter tido uma experiência com Ele foi certamente o maior de todos eles.

Agora um presságio aos 19 alimenta um misto de todas as coisas, ainda com certos equívocos, mas com uma boa dose de maturidade e pés no chão. As variáveis continuam sendo as mesmas e imaginar como estarei aos 29 é inspirador. Uma sensação semelhante a doce imaginação dos 9 anos. Regada com a certeza de que quando esses 10 anos escorrerem novamente por entre os dedos, tal qual areia solta na praia, eu terei me tornado melhor. Melhor em tudo o que fizer...e assim o presságio se confirmará na mais singela felicidade!

" As coisas precisam valer a pena, precisam ter um significado e acontecerem no tempo de Deus, porque se assim não for, não tenho interesse que elas aconteçam."
( Palavras escritas um dia antes de escrever esse texto, quando refletia sobre os planos de Deus para minha vida)

E Você , como se vê daqui 10 anos?


Pense nisso!

Roberta Amaro

sexta-feira, 22 de abril de 2011

OLHAR DIFERENTE



Como olhar e não sentir...
Como olhar e não julgar...
Como olhar e não falar...
Dependendo do sentir o melhor é calar...
Silenciar para não julgar, para não se contaminar...

Sem dor, sem culpa, sem ódio e sem amor...
Apenas um olhar diferente que olha e não senti,
olha e não julga e simplesmente silencia em seu interior!

Ronaldo Amaro.
09/02/2011.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

USEI A FÉ

Usei a Fé

Jamily

Composição : Thomas Evans e Peter Han

Quanto tempo andei sozinho

Sem consolo, sem carinho
Era só mais um alguém na multidão,
Um grito preso pronto pra rasgar o céu
Te chamar.

A tristeza no retrato
Decorando o meu quarto,
Nas paredes esse tom de solidão,
Foi quando a música tocou meu coração
Usei a Fé.(Refrão)

Jesus, me fez acreditar de novo
Jesus, que me fez tão capaz
Jesus, me fez acreditar na vida
Jesus, me fez renascer

terça-feira, 19 de abril de 2011

QUANDO O SILÊNCIO TEM GOSTO AMARGO




Aprecio o silêncio. O silêncio que inspira, que acalma, que faz pensar, repensar. O silêncio do auto-controle. Ou simplesmente aprecio o silêncio pelos momentos em que as palavras não precisam ser ditas... ele as substitui com maestria.


Mas existe um silêncio que repudio. O silêncio que corrói mais freneticamente que qualquer ácido. O silêncio tal qual o fel... O silêncio da indiferença.


Cale-se por auto-controle, tu e tudo a tua volta regozijarão.


Cale-se por indiferença, amargura teu peito e feres os que estão em volta.




O silêncio quando é orgulho não liberta, aprisiona. Faz crescer a ignorância e toda petulância em não assumir os próprios erros. A parcela de culpa. Não leve as palavras ditas no calor da emoção tão à sério, nem desconfie do que não existe. Não revide palavras malditas, ou mau-interpretadas com esse amargo silêncio.




Um pedido de desculpas, um pé na realidade.


Abandonar o mundo vingativo, a velha história de se fazer de vítima.


Algumas vezes falar pode ser mais eficiente do que silenciar amarguras.




Silenciei quando as palavras não me serviam, arguir e gritei todas elas quando elas eram tudo o que tinha.




Para terminar finalizo com as palavras do último livro que li em silêncio: " A menina que roubava livros" de Markus Zusak




"ODIEI AS PALAVRAS E AS AMEI E ESPERO TÊ-LAS USADO DIREITO"




Pense nisso!


Roberta Amaro


http://discursoamaro.blogspot.com

segunda-feira, 4 de abril de 2011

AH! QUE DIA!


Conhecer a Deus será sempre a experiência mais singular e graciosa que existe.

Tê-lo com amigo revela-se a todo instante como uma das formas mais sublimes de confiança.



Mesmo que não haja palavras, mesmo que se esgotem todos os estoques de explicações, desabafos ou confissões... mesmo em silêncio, Deus sempre é capaz de ouvir.



Compromisso, fidelidade, espírito, sinceridade... Conhecer a Deus, ser filho Dele é muito mais do que todas essas palavras e seus esmeros significados.



Deus não é religião, não significa seguir regras. Deus não é um manual de comportamento, nem um conjunto de leis pré estabelecidas. Deus é Pai, Deus é amor, Deus é justiça. Ele é Justo!



E para seguí-lo é necessário ter o Seu espírito.




17 de Abril de 2011 - DIA DO ESPÍRITO SANTO




Venha buscá-lo e preencher todo esse vazio que sente no peito. Não hesite, venha... porque Ele vem sem demora!



Assim como as nuvens no céu querem estar mais próximas da montanha, assim Ele quer poder te preencher.



Ele quer que você o conheça.



Procure a Igreja Universal do Reino de Deus mais próxima e nesse próximo dia 17 compartilhe da alegria de Tê-lo eternamente.



17 de Abril às 09:30



Ah! Que dia!