" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O DIA QUE DEUS FALOU E EU NÃO O OUVI...




Muda, surda, indiferente, assim eu me fiz. Como se eu habitasse numa bola acústica e escura. Eu não ouvi a quem sempre me deu ouvidos.
Saí naquela tarde feliz e a alegria fora incomensurável. Senti o prazer inenarrável de rever bons e velhos amigos. Um "oi!", a conversa, o dia especial.
E foi num instante, milésimos de segundos capazes de transportar-nos para lugares e situações embaraçosas e complicadas, que eu não pude ouví-lo.
Quando percebi estava numa sorveteria movimentada negando uma prata a um jovem menino de rua. Ele dizia é para meu lanche da tarde. Embora em vão ele tenha implorado alegando não ser dinheiro para as drogas, eu de cega me fiz surda. Indiferente, omissa...
O menino foi embora e certamente eu não percebi. O passeio na quente tarde de verão prosseguiu e teria sido somente parte das lembranças entre amigos. Eu me lembraria dos momentos, das conversas, de tudo menos daquele menino, não fosse...
Não fosse a indiferente ser açoitada pela indiferença. Talvez agora eu nem me lembrasse do rosto daquele menino que insiste em lapsos cercar minha memória.
E naquela mesma tarde a caminho do ponto de ônibus por causa de alguns instantes e poucos passos ainda não percorridos, o coletivo deu partida e parou pouco depois obedecendo ao sinal vermelho de trânsito. Recuei, dei sinal, corri, me posicionei em frente a porta e implorei ao motorista para que abrisse. Ele com a feição insatisfeita e com toda a ignorância calada num olhar disfarçado pelos óculos de sol, me encarou... Pedi desculpas e agradeci ao favor mais opressor que alguém já me prestou na vida.
O coletivo arrancou. Sentada ali no ônibus tentando digerir todo aquele ocorrido, lutando para juntar a pouca saliva que me restou para umedecer a garganta, um pensamento pousou na mente.
" Um dia esse motorista ainda vai precisar de mim, e se lembrará de hoje. Um dia não distante como médica ele possa contar somente comigo, a moça que numa tarde de verão ele tratou com indiferença".
Horas mais tarde, já em casa, eu perguntei a Deus por que? E ali sentada disposta finalmente a ouví-Lo, Ele disse:
" Naquele instante na sorveteria você tinha muito mais do que uma prata para oferecer ao garoto. Você tinha a Mim, a direção certa para mostrar àquele rosto sofrido, calado e distante que Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Mas você preferiu ser indiferente igual ao motorista. Negou não só o dinheiro para o lanche, negou a palavra de salvação a uma alma perdida. Não deu ouvidos a Mim que sempre te ouço. Agora sentindo na pele o açoite da indiferença, quem sabe um dia não distante você entenda que a oportunidade de salvar uma alma pode ser única, ou até mesmo a única. Eu não serei indiferente a ti, ofereço então essa oportunidade de mudar e de ser melhor!"
Obrigada Deus! Pela inspiração e pela oportunidade que agora eu agarro com toda fé!
Pense nisso!
Roberta Amaro

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PAPO ENTRE AMIGAS


Um telefonema, o encontro, o abraço.

As novidades, as vontades, os estudos, as conquistas e as derrotas.

O coração, o picolé, a conversa, o passeio, o sorvete, o milk shake e o calor 30º C... os planos, decisões, a família, os outros, amigos distantes, amigos presentes, amigos que nunca mais veremos... pessoas que talvez se esqueçam, de nós, da escola, da vida, dos erros, acertos e das pessoas.

A maioridade, a vida sozinha, a solidão, as universidades, a rotina de estudos, a preparação para um sonho concorrido, as dúvidas... o que eu vou ser? Feliz, rico, amigo sim, realizado isso depende de mim, das escolhas e de quem eu tenho confiado. Em Deus, certamente feliz na luta , na guerra, nas conquistas.

A direção, o carro, a carteira, de trabalho, ou a habilitação para dirigir.

Dirigir o carro, a vida, as metas, e as ambições...

Uma lagoa, sete lagoas, uma sombra, um banquinho, as risadas... e os pedalinhos hein?

As desculpas, os cachorros, o cachorro, o futuro, uma bala, ice kiss, um presente, a presença.

A discussão, o mundo, as dúvidas, a água

da lagoa,

da praia,

da lágrima calada,

da emoção estravasada...

A tarde que cái... o tempo que voa, o sol que se pôe e diz adeus sem razão.

O movimento das pessoas aumenta e o coração no peito aperta e lamenta... A saudade...

bem, quem disse que matamos a saudade dos amigos?

Afinal, sempre que o adeus acontece é ela que bem lá no fundo do peito reaparece, ressucitando por horas, dias, semanas, meses, anos...

E aqui, de novo o coração vai apertando num papo entre amigas de

pequenos instantes,

e grandes momentos...

Permaneça para sempre as lembranças de um papo entre amigos!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A REPREENSÃO


Não sinta a necessidade de elogios.

Os elogios fazem você se sentir o melhor, a repreensão o instiga a ser o melhor, a dar o melhor de si.

Melhor a repreensão do que o elogio!


Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Provérbios 27:5


Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo. Eclesiastes 7:5


O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido. Provérbios 12:1


O caminho para a vida é daquele que guarda a instrução, mas o que deixa a repreensão comete erro. Provérbios 10:17


O tolo despreza a instrução de seu pai, mas o que observa a repreensão se haverá prudentemente. Provérbios 15:5


O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento. Provérbios 15:32


O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão. Provérbios 13:1


A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe. Provérbios 29:15



Pense nisso!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

domingo, 9 de janeiro de 2011

Jornalismo imparcial? Essa a Globo teve que engolir!

Eu sei que já faz um tempo, ou melhor, uma semana. Mas eu não poderia deixar de comentar esse fato. Dilma Rousseff foi legalmente empossada como Presidente do Brasil no primeiro sábado do ano (1). Fato histórico para a política brasileira, a primeira mulher eleita presidente da República chega ao poder em Brasília. Todavia, não é a esse fato que me refiro, eu quero comentar outro acontecimento. Uma fato que como a cerimônia de posse também não passou desapercebido. Quer dizer, pelo menos para a maioria. Digamos que para alguns ele foi omitido ou simplesmente ignorado.
A verdade é : tiveram que engolir a seco o gosto amargo da justiça.
Durante a transmissão da posse de Dilma Rousseff no sábado (1), milhares de pessoas detectaram o momento que a Rede Globo teria interrompido sua transmissão quando a já presidente Dilma iria receber os cumprimentos da Rede Record de televisão, comandada pelo Bispo Edir Macedo.
A Rede Globo divulgou no seu site oficial que cobriria a cerimônia até as 18h 30, mas não foi bem isso que ocorreu. Às 17h 29 a emissora cortou a transmissão e colocou no ar trechos do programa "Caldeirão do Huck" com matérias que já haviam sido exibidas. Vários comentários foram postados no twitter.
Não é de hoje que a Rede Globo tem se mostrado ferrenha quando o assunto é a Rede Record e a Igreja Universal do Reino de Deus. Calúnias, perseguições, rivalidades de mercado e toda sorte de injustiças já foram praticadas pela emissora da família Marinho.
A reportagem especial da Folha Universal desse domingo 9 de janeiro 2011 diz tudo:


POSSE DA HONRA
O TEMPO, O SENHOR DA RAZÃO!




" Dezenove anos após ser preso, o bispo Edir Macedo é cumprimentado com status de chefe de Estado na posse da primeira presidente mulher do Brasil. O preconceito e a injustiça foram derrotados neste dia histórico."






A Rede Globo que assistiu ao vivo a queda do seu monopólio televisivo com a ascensão expressiva da Rede Record teve de engolir mais essa.

É Deus fazendo justiça aos seus escolhidos!

Hoje cedo li num blog um comentário que achei interessante:

" O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo!"

"Cesura, a gente se vê por aqui!"

ROBERTA AMARO




sábado, 8 de janeiro de 2011

ELAS ME PERSEGUEM


Antes de tudo, quero declarar que escrever sobre isso é um sacrifício enorme para mim. Não chega a ser tão torturante quanto o medo que sinto e o asco que tenho delas. Mas incomoda falar sobre os nossos medos e fantasmas.

Quando decidi escrever não foi com o intuito de torna público minha fobia. Zoofobia, nome que se dá a fobia por animais pequenos tipo insetos e companhia limitada. Decidi escrever porque o inadmissível anda acontecendo: o medo tem estado no controle. E essa é realmente uma situação constrangedora. Como eu posso aceitar ser fraca diante dos meus medos e receios?

São momentos de transtornos que me deixam anestesiada. Quanto mais medo e repudio sinto delas, mais elas me perseguem. Entram no meu quarto, no banheiro, na sala e eu me sinto refém todas as vezes que tento olhar para elas.

As largatixas, o medo é tão intenso que até escrever o nome é complicado. Bem, as largatixas podem ser num universo real animais inofensivos, não oferecem nenhum perigo e até se alimentam dos mosquitos e pernilongos. Mas veja que eu disse no universo real. Quando eu tenho uma crise de medo o universo é tudo, menos real. É como se eu deixasse aflorar toda emoção, deixando-a tomar o espaço da razão na minha mente. Nesses instantes de pavor eu me sinto acuada, presa, cativa, sob o controle dele: O MEDO.

Eu ainda não sei bem como superar essa fobia e muito menos quando realizarei isso com sucesso. Mas tudo isso tem me feito entender que você pode até ter medos mas não pode permitir que eles te dominem.

Quando o medo está no controle você se entrega, e quando isso acontece, virar o jogo pode demorar muito.


Pense nisso!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

NO MEIO DA TEMPESTADE


Ela caiu do nada. Foi tudo muito rápido, parecia que um imenso balde de água a 80 km/h estivesse sendo despejado sobre as nossas cabeças. Atravessando a rua meio que contando com a sorte (ou melhor com Deus), eu não via nada. Cisco nos olhos, uma sombrinha resistindo a força do vento, lixo e papéis voando por toda parte, e água, muita água. Salve-se quem puder! Achei que pudesse continuar caminhando contra toda aquela tempestade, mas não teve jeito. O melhor a fazer era poupar esforços e naquele momento procurar abrigo.

Bem, eu já escrevi muitos textos. Também não foram poucas as vezes que fiz de uma simples chuva ou de uma forte tempestade assuntos para os meus escritos. E aqui estou eu novamente fazendo isso...

Eu sabia que a única coisa a fazer era esperar. A única coisa não porque, sabe como a gente fica né? Reclama, dar risada, telefona, preocupa-se, e a sensação é : estou ilhada.

- Mas como que essa chuva caiu assim do nada?

Ai, ai, quanta exigência! Esperava o quê? Achou que Deus tem uma conta no hotmail e logo hoje esqueceu de lhe enviar um email de aviso?

Eu não estava sozinha. O carro da minha mãe estava a uma quadra do lugar onde nós nos escondíamos. Mas o que adiantava? Isso não era definitivamente uma vantagem, afinal o carro não viria sozinho ao nosso encontro. E eu continuava molhada como a maioria das pessoas alí. Todo mundo num mesmo barco, quer dizer num mesmo abrigo.

A chuva diminuiu e eu cheguei em casa daquele jeito. Sapatilha molhada e a escova no cabelo... bem acho que nem preciso falar. Mas agora depois de tudo isso, aqui sentada no sofá do escritório, seca (obviamente) e pronta para dormir, fiquei pensando sobre essa tempestade de hoje a tarde.

Assim tem sido alguns problemas e situações. Tempestades inesperadas, um sobressalto que acaba colocando tudo em desordem.

Não adianta tentar enfrentar com a força dos braços, muito menos utilizar instrumentos frágeis de combate.

Assim como na tempestade de hoje o melhor mesmo é procurar um abrigo e esperar. Esperar não é acomodar e eu já disse isso outras vezes. Esperar é confiar.

Só espera quem confia; quem percebe a hora certa e que sabe a oportunidade adequada .

Existe um momento certo de agir, seja numa situação ou num problema, a hora de enfrentar tudo sem medo e com os pés nos chão.

Se eu tivesse enfrentado a chuva naqueles primeiros instantes, provavelmente não sairia ilesa e talves teria ficado mais molhada ou coisa pior.

Eu tive de esperar e no momento certo agi.

Da próxima vez que um problema te surpreender não tente resolver tudo de uma vez no calor da emoção. Não é sábio agir sem pensar. Espere o momento oportuno, e enfrente a tempestade.

E quanto ao abrigo... bom, você sabe onde encontrar segurança e certeza.

Eu encontro em DEUS, quer abrigo mais seguro do que Esse?



Pense nisso!

sábado, 1 de janeiro de 2011

PALAVRAS CERTAS PARA O NOVO ANO


Sábado, 01 de janeiro de 2011.
2010 se foi, e tudo passou tão rápido. E hoje eu sei que tudo valeu a pena, tudo foi especial por que Ele esteve ao meu lado todos os dias. E agora, sem saber o que escrever e dizer para todos os leitores amigos do Discurso Amaro, é justamente Ele quem fala e inspira. Eu não tenho nada a dizer porque quem disse foi Ele nessa primeira manhã de 2011:


Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesse de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. (Josué - 1: 5,6,7,8,9)


Obrigada Deus! São as palavras para 2011.

Pense nisso!

Roberta Amaro