" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Petróleo: o fim de um mundo



Com o preço de um barril que oscila cerca de cinco vezes ao ano e o processo de esgotamento das reservas catalogadas, o uso do petróleo é mais um dos assuntos do século. Já é um problema cercado de desdobramentos políticos, econômicos, conflituosos, e que nos convida para um novo desafio: conseguir viver sem petróleo.
Um desafio estranho e pretensioso. É claro que o leitor há de convir que ninguém associa sobrevivência ao petróleo. Afinal, quem apresentou ele aos homens da pré-história? Eles viveram sem petróleo. Sim, mas chega de primitivismo anulando nossa realidade. Os tempos mudaram, já dizia minha vó. O desafio parece ter um grande entrave para nós modernos.
Em todo o mundo o consumo cresce em escalas geométricas. Comportamento que promete para a civilização os desafios de racionalizar. A idéia é racionalizar tudo, até petróleo. Contudo, se por um lado avança-se com instaurações de alternativas de substituição energética, por outro encontra-se o grande entrave, descobrir outro combustível que movimente a ordem capitalista. Como viver sem algo que está em praticamente 80% daquilo que compramos? Parece impossível, não?
Não vivemos mais nas cavernas. O nosso atual estágio de desenvolvimento econômico apenas nos condiciona a minimizar o consumo. Ainda não aprendemos a viver sem, já que sempre tivemos. Para o capitalista viver sem petróleo é mesmo o fim de um mundo.

ROBERTA AMARO

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

THE CLIMB

A Subida


Eu quase consigo ver

O sonho que eu tenho sonhado mas
Há uma voz na minha cabeça dizendo
“Você nunca vai conseguir”

Cada passo que eu dou
Cada movimento que eu faço parece
Perdido sem direção
Minha fé está abalada

Mas tenho que continuar tentando
Tenho que continuar de cabeça erguida

Sempre haverá uma outra montanha
Que eu sempre quererei mover
A batalha será sempre difícil
Às vezes eu terei que perder,

Não é o quão rápido eu chego lá
Não é o que me espera do outro lado
O importante é a subida

As lutas que estou enfrentando
Os riscos que estou correndo
Às vezes podem até me derrubar
Mas não, não estão me enfraquecendo

Talvez eu não saiba
Mas esses são os momentos que
Ficarão na minha memória
Só tenho que continuar

E eu, tenho que ser forte
Continuar insistindo

Porque sempre haverá uma outra montanha
Que eu sempre quererei mover
A batalha será sempre difícil
Alguém vai ter que perder,

Não é o quão rápido eu chego lá
Não é o que me espera do outro lado
O importante é a subida

Continue movendo, continue subindo
Mantenha a fé
O importante, o importante é a subida
Continue na fé, continue na sua fé

domingo, 21 de fevereiro de 2010

SEMEAR E COLHER


O maior erro do ser humano é tentar tirar da cabeça o que não sai do coração. Um dia, um rapaz pobre que vendia mercadorias de porta em porta para pagar seus estudos, viu que só lhe restava uma simples moeda de 10 centavos e tinha fome. Decidiu que pediria comida na próxima casa. Porém, seus nervos o traíram quendo uma encantadora mulher jovem lhe abriu a porta. Em vez de comida, pediu um copo de água.

Ela pensou que o jovem parecia faminto e assim lhe deu um grande copo de leite. O jovem bebeu devagar e depois perguntou:

- Quanto lhe devo?

- Não me deve nada - respondeu ela. E continuou:

- Minha mãe sempre nos ensinou a nunca aceitar pagamento por uma oferta caridosa.

Ele disse:

- Pois lhe agradeço de todo o coração.

Quando ela saiu daquela casa, não só sentiu mais forte fisicamente, mas também sua fé ficou mais forte.

Anos depois, essa jovem mulher ficou gravemente doente. Os mádicos locais nada conseguiam fazer. Finalmente a enviaram à cidade grande onde chamaram um especialista para sua rara enfermidade. Chamaram o médico mais famoso da cidade. Quando ele escutou o nome do povoado de onde ela viera, uma estranha luz encheu seus olhos.

Imediatamente, vestido com sua bata de doutor, foi ver a paciente.

Reconheceu logo de cara aquela mulher. Determinou-se a fazer o melhor para salvar aquela vida.

Depois de uma demorada luta, ganhou a batalha. O médico pediu a administração do hospital que lhe enviasse a fatura total dos gastos para aprová-la. Ele a conferiu e depois escreveu algo e mandou entregar no quarto da paciente.

Ela tinha medo de abri-la porque sabia que levaria o resto de sua vida para pagar todos os gastos. Mas finalmente abriu a fatura e lhe chamou a atenção porque estava escrito o seguinte:

"Totalmente pago há muitos anos com um copo de leite."


Na vida, nada contece por acaso. O que você faz hoje, pode fazer a difereça em sua vida amanhã.


Pense nisso!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

SOMOS DEMAIS


A todas as mulheres que, assim como eu, às vezes se sentem cansadas e sem motivação dedico este texto. O autor é desconhecido mas a mensagem é bem bacana. Dá para se divertir com o cômico feminismo. Saibam queridas leitoras temos um grande valor e Deus lá em cima enxerga isso! Divirtam-se!





SOMOS DEMAIS

Somos demais...
Somos o belo sexo.
Não precisamos usar gravatas.
Sentar de pernas cruzadas não dói.
Se resolvemos exercer profissões predominantemente masculinas somos pioneiras.
Nossa inteligência é compatível com a de qualquer homem, nossa aparência melhor.
Se matarmos alguém, e provarmos que foi na TPM, é atenuante.
Nosso cérebro da conta do mesmo serviço, mesmo com 6 bilhões de neurônios a menos (ou seja nossos neurônios são mais eficientes).
Somos capazes de prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo.
Sempre sabemos onde estão as meias.
Mulher de presidente é primeira-dama;
Marido de presidenta é um zero à esquerda mesmo que seja da direita.
Se casarmos com o herdeiro do trono seremos rainhas; se um homem casa com a herdeira do trono será o marido da rainha.
Somos nós que somos encarregadas na noite de núpcias.
Somos nós que decidimos quanto à reprodução.
Sentimos o bebê mexendo. Amamentamos.
As crianças sempre dizem “mamãe” primeiro.
Sempre sabemos que o filho é nosso.
Temos direito a 6 meses de licença maternidade.
Exame ginecológico é mais agradável que exame de próstata.
Somos monogâmicas.
Sempre estamos presentes no nascimento dos filhos.
Somos a estrela do casamento.
Alguém já ouviu falar em muso inspirador?
Não pagamos a conta. No máximo rachamos.
Não precisamos fazer a barba.
Não precisamos abrir potes de conserva, nem trocar lâmpadas.
Vivemos mais, somos mais resistentes a dor e infecções.
Temos menos problemas cardíacos.
Suamos menos.
Temos prioridades em bote salva-vidas
Não investigamos barulhos suspeitos à noite.
Não precisamos matar baratas.
Todo homem já apanhou de uma mulher (nem que tenha sido da mãe).
Somos mais sensíveis.
Mulheres que moram sozinhas comem melhor.
Temos um dia internacional.
E por último, fazemos tudo o que um homem faz, e de salto alto!!!

Autor desconhecido

domingo, 14 de fevereiro de 2010

SEND IT ON

MELHOR DO QUE COMPRAR SAPATOS


Quero dedicar o post de hoje a uma pessoa em especial, a quem eu prometi uma palavra. Ela é minha amiga e sei que precisa ouvir essas palavras, por isso decidi publicar um texto fantástico do livro "Melhor do que comprar sapatos". A autora, Cristiane Cardoso, escreve nesse livro tudo sobre o universo feminino. Não são dicas e nem um manual, são pérolas de sabedoria capazes de abrir a visão de qualquer mulher. O artigo a seguir está no livro e eu dedico a essa minha amiga. Caso o interesse pelo livro é só entrar no site www.arcauniversal.com.br e comprar, eu recomendo. Ah, na minha lista de blogs você pode entrar no blog: melhordoquecomprarsapatos.blogspot.com.


Ah... A vida sentimental


" Não é doloroso? Você quer se concentrar em tantas coisas, mas o coração insiste em exigir amor, um companheiro, um relacionamento... Só que você simplesmente não tem tempo para essas coisas! Até tente preencher o seu dia com diversas atividades e muito trabalho mas, ainda assim, quando a noite chega , vêm, também, os muitos pensamentos. A sua mente viaja até um lugar que talvez nem exista, e lá você caminha ao lado do homem que a ama...

Por mais que nos esforcemos para acreditar que não precisamos disso, lá no fundo sabemos que precisamos sim - e como! Não é uma questão de não podermos viver sem um relacionamento afetivo, mas do quanto somos mais felizes com ele. Nossa vida sentimental é extremamente importante e, embora você seja o tipo de mulher que tenha objetivos pessoais, tudo seria bem mais fácil se no final de um dia cansativo de trabalho tivesse alguém lhe esperando.

Já foi comprovado que todos nós temos necessidades se satisfazer essa área da nossa vida - e Deus, sabendo disso, tomou as devidas providências. Ele viu o quanto a vida de Adão seria bem mais fácil se este tivesse uma auxiliadora - uma mulher. Lembre-se de que Ãdão tinha tudo o que um homem poderia desejar! Ele era rico e tinha o controle de tudo o que existia naquela época mas, ainda assim, Deus viu sua necessidade.

Ainda hoje, Deus vê essa necessidade e fica feliz em formar casais que vão durar por toda a vida. Contudo, Ele tem encontrado uma certa resistência de nossa parte. Ele sabe o que é melhor para cada uma de nós, mas nem todas estão dispostas a aceitar o que Ele tem para oferecer. Muitas preferem sair poi aí em busca daquele que mais lhes atrai e acabam forçando um relacionamento que jamais deveria existir. Mulheres jovens que têm medo de acabarem sozinhas e que se envolvem em qualquer tipo de relacionamento que aparece. Mulheres maduras que já não suportam mais a solidão e a insegurança e que se envolvem em relacionamentos descompromissados que só lhes trazem dores de cabeça. É um círculo vicioso. Quando isso vai acabar? Quando é que Deus vai intervir em favor dessas mulheres? A resposta é : Quando elas desistirem de tentar lidar com algo que não lhes compete. Deus é o Único capaz de formar casais prefeitos - e isso faz muito sentido! Ele é Deus, portanto sebe quem é quem por dentro e por fora. Ele nunca erra - nunca.

As sua vida sentimental é muito importante e você deve de dedicar parte do seu tempo para cuidar dela. Comece participando da Terapia do Amor. Apenas tome cuidado para não tomar a frente de Deus, escolhendo a pessoa que você achar melhor. Se tão-somente entregar a sua vida afetiva nas mãos de Deus e usar a sua fé, crendo nEle e não premitindo que as dúvidas venham anular a sua fé, Ele certamente proverá - Ele sempre provê. Para Deus, não importa se você é jovem, idosa ou de meia-idade; viúva ou divorciada. O que importa é que creia nEle e faça aquilo que só você pode fazer: orar e usar a sua fé. "


Cristiane Cardoso


Ps.: Espero que tenha servido amiga, beijos...


Roberta Amaro

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

NOSTALGIA : O TEMPO DA IMATURIDADE


É curioso perceber, embora não pareça, que vivemos a vida de presente, passado e perspectivas. O futuro é incerto, ou melhor ele nunca chegará. Não há tempo mais impalpável do que o futuro, diferente do passado e das lembranças. Ah! As lembranças! São elas que estão guardadas em espécies de "gavetas" na periferia do nosso córtex cerebral.

Outro dia resolvi abri algumas dessas gavetas. Num desses momentos que os cultos chamam de nostalgia. Não acho essa uma palavra muito boa, prefiro momentos de recordações. Nostalgia serve apenas para chamar atenção, prender sua atenção até esta linha... confessa que ficou curioso(a) quando leu o título da postagem...

Bem, mas voltando ao assunto, estava recordando as boas e embaraçosas experiências da adolescência... Que saudades das amigas e daquela época em que mais parecíamos irmãs. Vivemos muita coisa juntas, Eu, Camila, Jéssica, e Denise. Depois da 8ª série mudei de cidade e me separei delas, poucas vezes nos falamos. Estou rindo agora, recordando uma situação divertida, vou contar para vocês.

Chego a rir sozinha quando lembro dessa situação. Como éramos imaturas naquela fase. Isso aconteceu na 7ª série eu acho, mentira isso foi na 6ª série do ensino fundamental. Sabe como é uma adolescente né, quando passa a gostar de um menino conta para as amigas e morre se o garoto fica sabendo. Pois é, com a gente foi assim, guardamos o segredo de todas, imagine que até linguagem de códigos nós fizemos. (Lembram do dia D meninas?) isso foi para elas se recordarem. Ah! Como foi legal, tudo isso para no final das contas toda a escola e inclusive os garotos ficarem sabendo que gostávamos deles. Não vou revelar nomes, juro que viver o mico já é ruim imagine lembrar depois de mais ou menos 6 anos.

Tempos bons, sempre que lembro fico feliz. Hoje já adulta percebo o quanto todas essas experiências infantis servem para nosso amadurecimento. E como servem! Ás vezes vale a pena desfrutar de algumas nostalgias.



Beijos para as meninas. Se lerem esse artigo quero que saibam que não me esqueci de vocês. Vocês fazem parte da minha história! É eu sei que isso foi cafona, mas tudo bem. Desejo reencontrá-las em breve.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

MEUS LOOKS PREFERIDOS


Olá pessoal, olha eu aqui novamente com as dicas de moda. Aqui está mais um look, como prometi publicarei outro logo mais. Apreciem, afinal de contas esse ficou muito elegante dá para tirar um idéia! Beijos!



Até lá!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

CUIDADOS NO VERÃO


O verão está a todo vapor, temperaturas elevadas e um sol escaldante. Em todo o país as temperaturas estão pelo menos três graus acima do normal.

E como consequência do aumento das temperaturas a intensa exposição ao sol pode ser bastante prejudicial. Portanto é importante ficar atento com os cuidados com a pele. Para isso é preciso esclarecer alguns assuntos como estes:



BRONZEAMENTO NATURAL



Depois de um certo tempo exposto à radiação ultravioleta, a pele adquire uma coloração mais escura o que confere o aspecto bronzeado, a chamada "cor do verão". Na verdade esse escurecimento é causado pelo aumento ou liberação do pigmento proteico chamado de melanina (que é marrom) dentro das células da pele. Esse pigmento é produzido e liberado pelas células chamadas melanócitos e tem a função de proteger o corpo de absorver em excesso a radiação solar.



GENÉTICA NO BRONZEAMENTO



Por questões genéticas algumas pessoas adquirem uma tonalidade de bronzeamento muito maior e mais rapidamente do que outras pessoas.



FREQUÊNCIAS ULTRAVIOLETAS



As frequências ultravioletas são divididas em duas faixas de acordo com seu comprimento de onda, são elas a UVA e a UVB. As ondas UVB possuem mais energia do que as UVA, logo são mais perigosas e carcinogênicas (causadoras de câncer de pele).



RADIAÇÃO UVB


  • Estimula a criação e secreção de nova melanina;

  • Causa envelhecimento prematuro da pele;

  • Acredita-se que causa a formação de pintas e alguns tipos de câncer (exceto o melanoma)

  • Estimula a produção de vitamina D

  • Em caso de superexposição podem causar queimaduras;

  • Pode ser bloqueada por filtros solares

RADIAÇÃO UVA



  • Causa a liberação da melanina pré-existente nos melanócitos;

  • Faz com que a melanina combine com o oxigênio do ar (oxidação), conferindo o aspecto bronzeado;

  • Pode causar melanoma, um grave câncer de pele;

  • Não é bloqueada por muitos filtro solares, mas pode ser bloqueada por algumas roupas.

Obs:. confira aqui no blog durante a semana as dicas para se proteger da radiação.



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

GALHOS SECOS


Nos galhos secos de uma árvore qualquer

Onde ninguém jamais pudesse imaginar

E o Criador nosso Deus

Nos deu uma flor a brotar

Olhai, olhai, olhai.

Os lírios cresceram nos campos

E o Senhor, nosso Deus

Nos têm alimentado para nossa alegria

Para nossa alegria

Para nossa alegria


CATEDRAL

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

DESEJO E AMBIÇÃO


Há pouco tempo estava lendo um livro super interessante: "O Código da Inteligência". O autor desse livro, Augusto Cury, é um dos meus preferidos. Não é um livro de história, romance, nem tão pouco aventura. É um livro de reflexão. Muitos erroneamente acham que essa espécie de livro é de alta ajuda e que só quem está mau ler. Ledo engano. Eu costumo dizer que são livros que tratam de essências. Abordam assuntos que tem o poder de expandir a visão limitada que temos. Leitura que instiga seus anseios de conhecimento. E que, só quem é inteligente lê.

Pude refletir e aderir muitas idéias para minha vida e uma delas, em particular, chamou minha atenção. Você já parou para pensar sobre os seus desejos e ambições? Ou, sabia que a ambição é o caminho mais eficaz para a realização do que os desejos?

É, muitos se enganam quando inevitavelmente associam como relação única dinheiro e ambição. Acreditei nesse paradigma até o momento em que percebi que ambição não tem nada a ver com amor ao dinheiro. Um sentimento tão forte como esse transcende as coisas materiais que o dinheiro oferece. Ninguém nasce com a ambição, é preciso desenvolvê-la. Ambição é um projeto de vida que todos, na minha opinião deveriam cultivar.

Diferentemente da ambição o desejo é inerente ao ser humano. Já nascemos com desejos. E, olha que são tantos desejos... O problema é que na maioria das vezes na mesma velocidade que vêm eles vão. Consegue-se algo aqui e outra coisa daqui um tempo. Quanta coisa você já desejou nesse vida hein? Não cabe em uma lista, pórem dá pra contar nos dedos o que o desejo consegue.

Muitos se perdem e outros..., os outros ficam por se realizar. Tudo isso porque o desejo é uma intenção superficial. Não resiste com o tempo, é sensível a qualquer tempestade.



Por isso, pense. Se tem desejado até agora mude de rota e passe a ambicionar. Daí você terá aquilo que vem buscando como, organização, amadurecimento, solução, reconhecimento e tantas outras coisas pessoais. É hora de deixar de lado os desejos tímidos e começar a nutrir ambições saudáveis.



O DESEJO SE ALICERÇA NO ÂNIMO.

AS AMBIÇÕES NAS METAS.



Pense nisso!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

FRASE DO MÊS


" QUEM TRIUNFA SEM LUTA,

SOBE NO PÓDIO SEM GLÓRIA!"

MEDICINA, A PROFISSÃO CERTA


Já faz algum tempo, ainda no ensino fundamental, que eu já sabia que profissão prestar no vestibular. Não sei precisar os motivos que me levaram a escolher uma profissão tão séria e respeitada. Algo que nasceu dentro da minha mente e que certamente é uma vontade de Deus. É Ele quem tem confirmado esse propósito e me motivado com tamanha força.

Com toda certeza não deve existir uma sensação tão pura e gratificante do que poder salvar, cuidar, tratar de uma vida. Saber que você tem uma missão e que há quem precise dos seus conhecimentos e de tudo que você enfrentou para se consagrar Médico.

Reconhecer que todos os anos de estudos valeram a pena. Poder fazer a dor se transformar em um sorriso ou em uma eterna esperança. Conviver sim com a morte, mas se encantar todos os dias com a certeza da vida, pulsando em você e em todos a sua volta.

A medicina é uma profissão diferente, singular. Não melhor do que as outras. Talvez porque o Criador conte mais com ela. Há uma intrínseca relação. Uma característica peculiar.

Pena que muitos médicos não pensem assim. Alguns não creem nessa sincronia e acabam colocando a ciência em primeiro lugar. Não acreditam em Deus mas se sentem um. Infelizmente colocam-se erroneamente acima de seus pacientes. Querem ocupar um patamar que não existe. Esses são pobres profissionais. Toda profissão tem suas exceções.

Quando um médico deixa de ser humano não está apto para cuidar nem de si próprio, quem dirá dos outros.


Penso que uma das coisas mais importantes para ser um bom médico é saber que acima de tudo se é humano, e que não importa a quantidade de conhecimentos no fim das contas somos mais iguais do que imaginamos.


A humildade é o triunfo dos fortes e a rigidez a derrocada dos fracos!


Pense nisso!