" ESCREVER É AMADURECER COM AS PRÓPRIAS IDEIAS!"

( Roberta Amaro )

segunda-feira, 29 de junho de 2009

ESPAÇO DO GRUPO JOVEM


O texto a seguir não é de minha autoria. Este texto na verdade fez parte de um estudo realizado na reunião do GRUPO JOVEM de Sete Lagoas, da Igreja Universal do Reino de Deus no dia 27/06/09. Resolvi publicá-lo pois traz uma mensagem muito interessante e racional para os jovens. Espero que gostem! Boa leitura!



A ENCRUZILHADA DO ADOLESCENTE


Onde ocorrem os mais graves acidentes de trânsito? Nos cruzamentos! Sim, quando um carro se aproxima de um cruzamento as chances de se envolver em um acidente são multiplicadas. Veículos vindo de todas as direções, sinais de trânsito, pedestres atravessando a rua e etc. Um pequeno descuido e sua vida e a de outros estão em perigo.

Assim é a adolescência: uma encruzilhada.

Ela é um período de transito entre a infância e a fase adulta. É por isso que o jovem às vezes se porta ora como adulto, ora como criança. É um período de auto afirmação, ou seja, o jovem está se descobrindo e sente a necessidade de mostrar para si e para os outros a sua identidade. Para isso, muitas vezes ele é levado ao extremo em sua atitudes, tamanha é a necessidade de auto afirmação.

Daí é comum vermos adolescentes fumando, bebendo e procurando fazer coisas que possam dar ao mundo ao seu redor uma mensagem do tipo " Vejam todos como eu sei o que estou fazendo"! Sem dúvidas isso é muito prejudicial ao jovem.

É por essa razão que você, jovem de Deus, deve dar um passo a frente dos demais e reconhecer que sua vida é extremamente importante. Tudo que lhe envolve neste mundo tem grande influência em tudo que é e faz. Você é alvo de muitas coisas. Já percebeu que quase todos os jornais, revistas, e TV tem um programa ou uma matéria dirigidos especialmente para você? Já notou como em muitos dos anúncios e propagandas há um apelo todo especial para alcançar você? Por que isso? Porque você é explorado pela vunerabilidade, isto é pela facilidade de atender esses apelos. Porque o jovem em geral, não quer ser diferente de seus companheiros. Ele quer se sentir "na onda" juntamente com todos. Então ele veste aquela roupa da moda, usa os sapatos da moda, canta aquela música do momento, assiste ao filme que todos estão comentando... Por isso é um alvo: todos querem chegar até ele, cativá-lo e fazê-lo chegar até aquele determinado caminho.

É por isso que o traficante de drogas procura ganhar a simpatia do jovem para depois torná-lo um dependente. Então amigo leitor, pode imaginar o adolescente como aquela ovelha solitária, perdida entre lobos famintos, cada um quer um pedaço. Mas o que tem o jovem de tão valioso assim que há uma disputa para alcançá-lo?

O Apóstolo João já sabia: "...Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes..." 1 João 2.14. Exatamente isso! E quem está interessado nessa força? O diabo obviamente. Porém muito mais está Deus em que os jovens de ambos os sexos se façam disponíveis em suas mãos para que Ele possa utilizar toda essa força e energia em favor de sua obra.


PARA PENSAR...


" Quando estiver num cruzamento pense, observe, espere, reflita, verifique o que está fazendo, faça a escolha certa. Acidentes acontecem e alguns podem ser irreversíveis. O fato é que a maioria deles podem ser evitados, assim não perca o foco a direção certa dirija sua vida assim como um veículo: CONSCIENTE."



" Fique atento às escolhas, escolher errado sabendo o que é certo não é inteligente."



" Lembre-se, podem existir muitos caminhos, contudo somente um nos leva até DEUS: a FÉ."


sábado, 27 de junho de 2009

FALTA DE PLANO DE DESENVOVIMENTO DE ESTAGIÁRIOS NAS EMPRESAS


Ao queridos leitores e simpatizantes deste blog, dedico este artigo super inteligente escrito por Ronaldo Antônio Amaro. Boa leitura!

Ao ler o título deste artigo, logo você já se imaginou quando estava naquele estágio realizado naquela empresa. Acredito que para algumas pessoas foi mais um pesadelo, isso porque não existe na maioria das empresas um plano realmente voltado para o desenvolvimento de pessoas para serem utilizadas no mercado de trabalho.
O que mais presenciei nestes meus anos de empresa, digo isto porque hoje tenho mais de 18 anos na indústria de autopeças, foi à contratação de estagiários, não para serem desenvolvidos trabalhos com o objetivo de absorver o profissional para as atividades da empresa, mas para “tampar buraco”. O termo de uma certa forma pode até ser considerado um pouco forte pelas palavras, mas as empresas esquecem que em suas mãos existem pessoas que passaram por uma faculdade e foram preparadas para desenvolver técnicas modernas, seja qual for a especialidade, porém logo de cara caem diante de uma organização que os colocam para realizar tarefas simples e corriqueiras que não agregam valor para o seu curriculum e muito menos para os interesses da empresa, isto justamente por não haver uma estrutura fundamentada para o desenvolvimento deste estagiário.
Existe uma outra situação onde tudo é delegado ao estagiário, inclusive tarefas de grande importância e responsabilidade, porém são delegadas de forma forçada, sem nenhum tipo de preparo, deixando por conta deste estagiário desenvolver da forma que achar melhor, podendo a empresa ser vítima de sua própria falta de preparo no desenvolvimento de pessoas, podendo perder negócios justamente por não ter preparado aquela pessoa para atender, por exemplo, um cliente.
Observei também que muitas vezes, problemas ocorridos no dia a dia das empresas, nos departamentos onde estão alocados estagiários estes são atribuídos aos estagiários, para encobrir os erros do setor, logo o estagiário é colocado como um saco de pancadas, onde as pessoas não têm como argumentar sobre os problemas ocorridos. È muito fácil atribuirmos os problemas àqueles que não podem se defender e temos que engolir uma desculpa de um erro que na verdade sabemos que envolve muito mais coisas, por mais que o erro seja exposto da forma como é.
Os erros das empresas começam logo no roll de entrada, ou seja, no “Recursos Humanos”, pois não cobram dos setores da empresa um plano de desenvolvimento que o estagiário irá passar, logo não se sabe nem se o candidato à estagiário tem as habilidades e interesse para desenvolver as atividades, se estas estivessem inseridas num plano de desenvolvimento. Muito observei nas empresas, estagiários desenvolvendo atividades que não inspirava nenhum tipo de interesse para que resultados fossem alcançados, justamente devido às preliminares no roll de entrada. Atribui-se também à situação do estagiário que na verdade, muitas vezes não está à procura de desenvolver-se através de um estágio, mas de realmente ter um trabalho, ou melhor, um ganho mensal. Aproveitando justamente desta situação, as empresas hoje estão a cada dia procurando colocar em seus setores de trabalho estagiários, porque de uma certa forma, as empresas ficam sendo vistas como aquelas que dão oportunidades às pessoas. Por outro lado, ganham quando a questão é salário, não necessitando depositar FGTS/ INSS... Diante desta situação observei também pessoas que entraram como estagiárias e a empresa foi prorrogando a contratação das mesmas e, num determinado momento não efetuando o contrato, sendo substituídas por um outro estagiário. Imaginem você que frustrante, depois de ter proporcionado meses de trabalho se esforçando, com o objetivo de ser contratado e ouvindo do seu superior elogios, de repente é simplesmente substituído não pela competência, mas pela política de salário.
Das situações citadas, posso dizer que foram as que eu presenciei, mas devem existir outras que nem é bom mencionar, mesmo que suposição. O que fica é uma reflexão para que as empresas possam realmente estar desenvolvendo um trabalho voltado para o crescimento das pessoas que venham a realizar estágios, buscando o aperfeiçoamento profissional das mesmas, com foco nos objetivos da empresa e não esquecer que um planejamento é importante e necessário desde o roll da empresa. Quanto aos estagiários, é importante saber o momento certo de deixar de ser estagiário e colocar em prática o que a faculdade e o estagio realizado lhe proporcionou de melhor, pois o primeiro passo já foi dado, agora só depende de você para andar com os seus próprios passos.


Ronaldo Antônio Amaro.
Administrador.
Sete Lagoas, 20 de janeiro de 2009.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

POR QUÊ SER ASSIM?




Tudo que eu queria naquela manhã bem na hora do intervalo de aulas era xerocar as páginas de um livro. Fui até o departamento de xerox e solicitei as cópias. Num primeiro momento a moça do departamento se negou a fazer o serviço. Foi só depois de muita insistência que ela finalmente concordou em fazê-lo. O fato foi que tudo isso serviu para uma grande indignação da minha parte . Na verdade o que mais me intrigou não foi a sua má vontade, embora isso seja uma falta de respeito, mas sim a expressão de amargura e rancor estampada em sua face.

Depois de voltar do colégio fiquei pensando naquela situação, que mais tarde viraria um motivo para eu escrever sobre isso neste blog. É certo que ninguém é perfeito, todos temos falhas e na maioria das vezes os problemas do dia a dia costumam deixar qualquer um chateado. Para algumas pessoas, mais especificamente para as mulheres, essa situação tem até nome a bendita TPM. Contudo definitivamente nada justifica alguém ser tão amargo com as pessoas em sua volta. Não há vantagens nenhuma em ser assim. Então por quê ser assim?

Somente uma coisa justifica tudo isso: a falta de fé em DEUS. Este é o maior problema que pessoas como essa moça carregam consigo. Um semblante pesado, uma postura rígida, como se construíssem barreiras de ferro e rejeitassem todo e qualquer tipo de mudança. Preferem seguir caminhando sozinhas e orgulhosas do que aquebrantar o coração e caminharem com DEUS. Confesso que orei pela moça e espero um dia poder vê-la diferente. É lógico que para isso ela precisará conhecer o único que pode mudar nosso jeito rude e orgulhoso, DEUS.

Bem, na verdade resolvi escrever para mostrar que a vida poderia ser tão menos amarga se fôssemos mais tolerantes e sensíveis. No final de um dia concerteza iríamos nos sentir mais humanos ou talvez melhores, simplesmente por amar a vida. Este é um dos passos para se chegar a DEUS: " SER O MELHOR POSSÍVEL NAS PRÓXIMAS 24 HORAS".

SOMOS QUEM PODEMOS SER



Quando se pensa sobre os seres humanos, as dúvidas são freqüentes. Somos seres bem complicados. Pensamos, agimos e desenvolvemos uma grande inteligência, desde os primórdios da humanidade. Desenvolvemos projetos e desvendamos mistérios nunca antes desvendados. Procuramos explicar a vida, o planeta, os seres vivos e todas as ciências humanas e exatas. Todavia, o maior mistério e a maior incógnita continua sendo nós mesmos.
Diante dos fatos as dúvidas relacionadas à existência são pertinentes. Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? etc. São perguntas que englobam valores éticos, morais, sociais, individuais e religiosos que se divergem ou se apóiam.
Alguns crêem na existência de um Autor da vida, “DEUS”, e acreditam que tudo por Ele foi criado. Os seres humanos nesse pensamento são esculturas do Altíssimo e aqueles que têm uma fé discorrem sobre uma eternidade na presença do Autor da vida.
Outros são céticos, apóiam seus valores e verdades em constatações científicas que deduzem uma teoria cósmica sobre o surgimento do universo, o Big Bang. Para esses indivíduos as dúvidas são pilares para a sobrevivência e para o desenvolvimento da espécie humana. A maioria deduz que o planeta pode se acabar, reduzindo a pó tudo o que fora antes criado na grande explosão.
São muitas as linhas de pensamento. Todas as pessoas pensam de formas diversas. Um dos grandes fatores relevantes nessa discussão é a interiorização do ser humano. Devemos procurar investigar nossas atitudes e reações. Buscar um renovo. Mudar quando for preciso. E acima de tudo, nos tornar seres melhores. Não permitindo que as dúvidas atrapalhem nosso crescimento, mas edifiquem nossas conquistas por resultados e respostas.
Para terminar gostaria de citar um belo pensamento discorrido pelo célebre autor Augusto Cury em uma de suas obras: “O homem é uma grande pergunta que por dezenas de anos procura por uma grande resposta... Ele procura explicar o mundo. Todavia, sabe que explicar a si mesmo é o maior desafio da sua própria inteligência”.

PORCELANA QUEBRADA




Quando ela nasceu todos a bajulavam. Era uma bonequinha sensível. Na verdade era tudo que os pais esperavam. Projetaram nela os mais belos sonhos. E o tempo passou, a menina cresceu. Por muitas vezes sorriu pelos presentes, mas também chorou pelos “tombos”. Cresceu em berço de ouro. Obteve a melhor educação. Vestiu o melhor. Contudo, a bonequinha quebrou sua porcelana.
Não que ela não gostasse da sua vida. Na realidade ela gostava, e até foi motivo de orgulho dos pais por várias vezes. Porém, por causa das muitas distrações e dos atrativos do mundo, sua porcelana se quebrou. A bonequinha agora vai ser mãe!
Tudo soa como uma melancólica narrativa, mas essa tem sido a situação retrato na vida de muitas jovens. Quando crianças sonham com contos de fadas. Quando jovens querem aproveitar os momentos e acabam acreditando no primeiro rapaz com que se apaixonam.
Antes da gravidez eram meninas aparentemente felizes. Qualquer um diria que o futuro delas seria brilhante. Hoje, são meninas com corpo de mulher marcadas por uma escolha errada. Infelizes, embora não admitam. Mas há momentos – os quais só elas conhecem – em que se sentem vazias e tristes, como se nada mais valesse a pena.
Como ser humano gostaria de poder aliviá-las da dor que sentem. A dor de terem sido usadas e descartadas com um objeto qualquer. Creio que ser mãe para elas constitui uma tarefa de difícil execução. Ter que conviver com uma grande responsabilidade sem nenhuma instrução. Tudo que elas querem é voltar atrás e poder corrigir as rotas, fazer as escolhas certas. Mas agora não podem, afinal há uma vida dentro delas que precisa de apoio.
São nesses momentos que as escolhas deveriam ser repensadas. O jovem vive de escolhas e a juventude é uma escola. Uma importante prova de várias alternativas, porém só uma das opções garante os pontos para a vitória. Nessa escola não há recuperação, é tudo ou nada. As escolhas certas são as que qualificam.
A menina com mente infantil e físico de mulher hoje quer amor, apoio. Antes era o centro das atenções, agora ninguém mais a vê. Os “amigos” fugiram, os pais julgam, alguns falam mal. Enfim, a vida está no chão, como um resto despedaçado.
Talvez esse seja o seu problema, ou então a sua história de vida até agora. Talvez você nem nunca passou por isso, nem por nada semelhante. Independentemente da sua condição, saiba que o primeiro passo para sair do sofrimento é acreditar que tudo pode mudar. Depois disso é necessário ter certeza, FÉ. Que você tenha essa convicção e não desanime na primeira fraqueza. Deus está pronto para enxugar as lágrimas, até aquelas que não rolam pelo rosto, mas saem da alma. Apesar de você não poder voltar atrás para concertar escolhas, você pode escolher agora um novo caminho. Um caminho que vai mudar sua vida, uma estrada onde o verdadeiro amor se manifesta da forma mais pura. Um caminho que nos leva até a mais sincera amizade, ao Único que pode arrancar o sofrimento e colocar a paz e a felicidade no coração. Esse alguém é o Senhor Jesus. Só Ele pode concertar uma vida despedaçada e fazer com que esqueçamos do passado triste.
Para escolher esse caminho você precisa desejá-lo. Abrir mão desta vida difícil que tem levado. Só depende de você.
O Senhor Jesus não quer reconstruir sua velha porcelana quebrada, mas moldar e lapidar seu novo ser como um fino ouro. Uma jóia rara em sua presença. Basta você querer, Ele espera pela sua resposta.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

POIS AQUELE QUE É VENCIDO FICA ESCRAVO DO VENCEDOR


Após a leitura dessa passagem me lembrei do que alguém disse certa vez: “O segundo lugar é o primeiro perdedor”. Talvez quem proferiu tais palavras estava realmente insatisfeito com sua conquista. Pode ser que essa pessoa tenha sido vencida e o máximo que sobrou para ela foi um amargo segundo lugar.
Quando penso nesses dois fragmentos fico imaginando quantas vezes somos vencidos. Quantas vezes nos tornamos escravos. Quantas vezes não chegamos sequer no segundo lugar.
É verdade que somos seres surpreendentes. Nosso corpo pode estar sendo escravizado fisicamente e mesmo assim podemos ser livres no território da alma e da consciência. Aliás, esse é o tipo de liberdade que somente uma pessoa é capaz de nos tirar: nós mesmos. Quando as vontades do ego, da natureza sobem a pódio, o território antes livre, a mente, torna-se uma área escravizada. Nesse caso o cativo nunca estará no controle, e quando não estamos no controle... Certamente alguém ou algo estará por nós.
A verdade é única. O tempo passa e continuamos escravos, dos medos, dos desejos, dos pensamentos, dos erros, das falhas... – E parece que a lista não terá um fim – e assim tudo vai passando. Mas, até quando?
Quando queremos mudanças, a ordem é “sejam arduamente motivados por aquilo que anseiam”. Mas infelizmente só a motivação não funciona. É necessário algo maior. É necessária a fé. O SACRIFÍCIO. E muito mais do que isso, é preciso determinar a vitória, aquilo que se almeja, atentando-se para se conservar incólume no campo de batalha. Obviamente não é fácil, são inúmeras as barreiras principalmente se o alvo maior é NÃO SER VENCIDO.
Por experiência própria percebo o quanto que é difícil alcançar o primeiro lugar; não somente nas conquistas materiais, também nas espirituais. Contudo é possível vencer (e esse não é um discurso utópico).
Sei que tenho sido muito subjetiva até essa linha, pode ser que você nem tenha me entendido como eu queria. Só quero que saiba: todas as vezes que subi ao pódio ocupando o primeiro lugar, eu não subi sozinha. Até agora foram poucas vitórias, porém GRANDES VITÓRIAS. Todos os momentos que venci não foi porque o meu adversário falhou, mas porque DEUS lutou comigo. Quando alcanço uma vitória é Ele que sobe ao pódio do meu lado. Dessa maneira tenho conquistado os primeiros lugares, um de cada vez.
Caro amigo, se tudo para você não tem dado certo, se o que tem sobrado é um mísero segundo lugar, é porque você se enxerga lutando sozinho (a). A partir do momento que a sua vida estiver nas mãos de Deus, o espírito Dele estará contigo e você nunca mais se sentirá tão só. Essa atitude é a sua primeira e grande vitória.

Afinal não é o número de vitórias que constituem um vencedor e sim “QUEM” aquele que deseja vencer leva consigo para a guerra.




Roberta Gabriela Amaro 13/03/09

NENHUM VENTO SOPRA A FAVOR DAQUELES QUE NÃO SABEM PARA ONDE IR


Talvez Sêneca, o autor dessa frase, não sabia para onde ir quando a escreveu. Ou talvez ele até soubesse, porém estava em dúvida, num dilema que o angustiava que limitava a sua visão a reparar na ação dos ventos. Os ventos são bons, só eles sabem em que direção seguem, são impulsionados pelos céus e não possuem limites. Limites, veja que os ventos não tem limites, aliais, nada que Deus criou tem limites. Me diga, onde começa e termina o mundo? O limite não foi criado por Deus, o limite é humano. Palavra de desculpa do ser humano por não conseguir o que anseia quando fracassa. Ás vezes acho que não somos quem deveríamos ser, nossa capacidade de pensar pouco nos fazem seres melhores e isso tudo porque simplesmente não pensamos.
Nos deixamos levar pelas mazelas e emoções do próprio coração e, em um mar de dúvidas e indecisões naufragamos quando na verdade a resposta que esperávamos estava mais perto do que nunca.
Deus não nos fez com limites, pois, Ele não possui limites, nem seu poder e misericórdia. Ele nos fez seres ilimitados em busca de um impossível que para Ele sempre será possível. É verdade! Não estou tentando te enrolar, essa é a verdade. Acredite você ou não, mas Deus escolheu as coisas loucas desse mundo para envergonhar os sábios em suas verdades indiscutíveis. Deus é o ser mais maravilhoso da nossa existência e mais rico em grandeza.
Assim como Sêneca, talvez você não saiba para onde ir, nem como tomar alguma decisão, sendo o que quer que seja. Você luta contra o vento. Eu já passei por isso e confesso que todos nós humanos passamos. Porém a única forma de buscar a solução, não é seguir contra a direção dos ventos (esses correspondem àqueles que não se importam conosco, só querem ver nos cair). A única solução para todo seu insucesso está bem perto de você. Somente com Deus somos infalíveis, é Ele que nos orienta para onde ir, quando ir, e mesmo os ventos sendo contrários, a sua impetuosa direção faz com que não somente o vento mas também a brisa soprem a nosso favor. “TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS”.
Deus pode e quer decidir por nós, basta que usemos a fé para alcançar o impossível. Nossas escolhas demonstram quem somos e o tamanho da visão que temos. Um dia eu escolhi seguir o Senhor Jesus, tomei uma decisão que mudou a minha vida. Hoje sei para onde ir, não porque os ventos sopram ao meu favor, mas porque Deus está comigo, Ele está dentro de mim. Somente com Deus eu pude fazer as escolhas certas. Ele foi a minha melhor escolha, diria a mais inteligente e isso só eu sei, as palavras não podem traduzir. Um dia o Espírito Santo me indagou: “Qual é a sua escolha”. Isso porque Ele nos dá a liberdade de escolha, e acima de tudo respeita a nossa decisão. Hoje Ele pergunta a você mediante a esta leitura. A resposta só você pode dar, você decide pela sua vida. Lembre-se dos ventos, dos limites, das escolhas, Ele quer ouvir você dizer que precisa, que necessita. Deus não tem o que você quer, Ele tem o que você precisa. Provar da sua grandeza e força é inexplicável. Só depende de você. Mas lembre-se a escolha final é sua.
Roberta Amaro